Série audiovisual resgata narrativas oriundas da cultura iorubá
Realizado por Edna Aguiar, que interpreta a personagem Preta do Leite, projeto de contação de histórias tem patrocínio da Prefeitura de Londrina

Neste domingo (10), às 15h, será realizado o pré-lançamento da série audiovisual “Preta do Leite Contando e Cantando Ancestralidades da Cultura Iorubá”, composta por quatro episódios. O evento será promovido na sede do Ylé Axé Ópó Omim, localizado na Rua Maria José da Silva, 17, Conjunto Maria Cecília. A entrada é gratuita, porém, o público pode fazer contribuições voluntárias de 1kg de alimento não perecível.
Disponibilizados no canal de YouTube da atriz e contadora de histórias Edna Aguiar (clique aqui), que interpreta a personagem Preta do Leite, os vídeos foram inspirados em quatro itãs – histórias e relatos míticos da cultura iorubá. Para criá-los, Aguiar se baseou em narrativas constantes do livro “Mitologia dos Orixás”. Todos os materiais foram gravados e produzidos no Ylê Axé Ópó Omim, comunidade tradicional de terreiro fundada em Londrina em 1988.
“Essa iniciativa é o resultado de um processo de descolonização que já vem sendo feito há algum tempo, e o intuito é trabalhar com os itãs de forma presencial, levando-os para crianças e adolescentes nas escolas e em outros locais”, frisou a autora.
O projeto “Preta do Leite Contando e Cantando Ancestralidades da Cultura Iorubá” conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
Episódios – Na série de vídeos, Preta do Leite conta e canta as seguintes histórias: “Nanã dá o Barro, Oxalá Modela, Olorum Sopra”, sobre a criação da humanidade; “Quando o Aiê se Separou do Orum”, que relata a origem do firmamento a partir da separação do céu e da terra; “Onilé, Ilé, o País, o Planeta”, sobre a terra e seus elementos naturais; e “Ifá – O Presente de Oxum”, que narra o nascimento do orixá Oxum.
Cultura iorubá – Os iorubás são uma das mais significativas culturas da história do continente africano, estando localizados principalmente na região sudoeste da Nigéria e no sul do Benin. A cultura iorubá influenciou ou deu origem a várias religiões, dentre elas o candomblé.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do projeto, Edna Aguiar, pelo telefone (43) 99656-5827.
Texto: Marcelo Cordero, sob a supervisão do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina.