RH Cuidando do Servidor faz atividade no Centro de Atendimento à Mulher
Iniciativa visa estimular o autocuidado, a motivação, engajamento e produtividade dos servidores, aprimorando a comunicação interpessoal
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Nesta terça-feira (19), das 13h30 às 15h, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) vai promover mais um encontro do Programa de Atenção ao Servidor – RH Cuidando do Servidor, para funcionárias e funcionários da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Centro de Atendimento à Mulher (CAM). A atividade será realizada na sede do CAM, localizada na Avenida Santos Dumont, 408.
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A secretária da pasta, Julliana Faggion Bellusci, disse que o objetivo da iniciativa é estimular o autocuidado, a motivação, o engajamento e a produtividade dos servidores, promovendo maior integração entre eles e aprimorando a comunicação interpessoal. “Toda organização é essencialmente formada por pessoas. Assim, é preciso buscar inovar e ter sempre à disposição mecanismos efetivos para manter sua motivação, engajamento e produtividade sempre em alta. Para que as metas e objetivos sejam alcançados plenamente, também é necessário que o senso de grupo seja frequentemente alimentando”, ressaltou.
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A capacitação está sendo realizada por meio de seis oficinas quinzenais, utilizando-se de técnicas profissionais diferentes, porém articuladas entre si. A primeira ocorreu no dia 5 de abril, a próxima será amanhã (19) e as outras nos dias 3, 17 e 31 de maio, além de 14 de junho.
A ação será conduzida pela psicóloga Cristiane Angélica Balan e pela assistente social Marcelle Diorio de Souza, da SMRH; pela professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Josiane Cecília Luzia, doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca/Espanha (2016), e pela estagiária Beatriz Alegre Araújo.
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Nas oficinas, são abordadas as seguintes temáticas: principais habilidades de comunicação no relacionamento interpessoal; estilos de comunicação; comunicação assertiva; comunicação empática; como a comunicação assertiva e empática podem contribuir para a saúde mental no ambiente de trabalho.
De acordo com a assistente social, Marcelle Diorio de Souza, a utilização de técnicas integrativas e dinâmicas de grupo ajudam a promover novos aprendizados, a motivar e elevar a energia das pessoas, a integração dos membros de uma equipe ou de áreas diferentes. “São ferramentas indispensáveis à boa gestão de pessoas. Neste sentido, outro ponto importante que vale destacar é que estas técnicas promovem o desenvolvimento e o aprimoramento da comunicação interpessoal, elemento-chave ao sucesso de toda ação. Na prática, é o que permite aos profissionais se conhecerem melhor, trocarem informações, experiências e conhecimentos e saberem um pouco mais sobre a profissão, experiências e as funções dos seus parceiros de trabalho”, contou.
Souza enfatizou, ainda, que esta troca é sempre muito rica, pois permite eliminar distanciamentos, alinhar o foco e os objetivos da equipe e criar espírito de grupo tão essencial à construção de bons resultados. “Além disso, permite a aproximação do gestor da sua equipe, criar sinergia, empatia, identificar e desenvolver suas habilidades e conquistar sua cooperação”, apontou.
São parceiros da iniciativa, o Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento e o Departamento de Serviço Social da UEL; a professora adjunta do Departamento de Psicologia Geral e Análise do Comportamento da UEL, Josiane Cecília Luzia; e as estagiárias Beatriz Alegre Araújo e Maria Clara Monteiro de Moraes Leite.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Recursos Humanos, Julliana Bellusci, pelo telefone (43) 3372-4061; e com a assistente social da SMRH, Marcelle Diorio, pelo telefone (43) 3372-4040.