Londrina tem saldo de quase mil empregos no mês de maio
Dados do Caged registraram uma evolução de 911 postos de trabalho na cidade; é o quinto mês consecutivo de bom desempenho na empregabilidade
Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) registraram mais um mês de desempenho positivo de Londrina. Em maio, foram 7.633 contratações e 6.722 desligamentos, o que resultou em um saldo positivo de 911 postos na empregabilidade. A cidade superou o percentual de variação relativa de crescimento do estado, em maio. Enquanto o Paraná evoluiu 0,48%, Londrina teve uma variação positiva de 0,6% no mercado formal. No acumulado de cinco meses, o saldo positivo é de 2.602 vagas.
Em números absolutos, foi o setor de serviços quem capitaneou esse bom desempenho, com saldo de 575. Em crescimento percentual, o destaque ficou por conta da construção civil que, com 190 de saldo positivo, viu seu mercado de trabalho crescer 2,21%, confirmando a tendência do segmento que, tanto por conta dos empreendimentos da iniciativa privada quanto pelas muitas obras públicas realizadas pela Prefeitura, se mantém aquecido nos últimos meses.
Para o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, é preciso comemorar esse bom momento. “Os dados do Caged são mais um indicador que mostra como Londrina vivencia um período histórico. Somos uma cidade que estruturou uma cadeia produtiva e criou condições do empresariado local se desenvolver para, com esse ambiente favorável, proporcionar, também, aos seus munícipes condições de conquistar seus sonhos a partir de oportunidades de emprego e geração de renda”, afirmou o prefeito.
O secretário do Trabalho, Emprego e Renda, Gustavo Santos, destacou o reflexo desse saldo positivo no Caged. “Temos, mês a mês, bons desempenhos na empregabilidade. De janeiro de 2021 para cá, apenas em dois meses não registramos saldo positivo. São 15 meses de crescimento do mercado formal que registraram mais de 10,5 mil em saldo de criação de postos de trabalho. Não são apenas números, são londrinenses que estão tendo condições de levar para as suas famílias uma melhor qualidade de vida”, garantiu o secretário.
O presidente da Codel, Bruno Ubiratan, ressaltou que esses resultados são fruto de bom planejamento. “É preciso, antes de tudo, dedicar tempo e inteligência para definir um planejamento estratégico. Quando são envolvidos diferentes atores da cidade para juntos, pensarem sobre o que deve ser feito, é desenhado um caminho claro e os objetivos traçados, naturalmente, são alcançados. Foi exatamente isso que a gestão do prefeito Marcelo Belinati fez, planejou o futuro da cidade e agora, ao executar, os resultados estão aparecendo”, pontuou.