Destaques

CAAPSML recebe certificação federal de boas práticas de gestão

Programa Pró-Gestão, do Governo Federal, visa reconhecer as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) em todo Brasil

A Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml) recebeu Certificação do Pró-Gestão. O atestado veio pelo programa de Certificação Institucional de Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios concedida pelo Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), do Governo Federal.

O Pró-Gestão visa reconhecer as boas práticas de gestão adotadas pelos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), de acordo com a análise da Secretaria de Previdência (SPREV). Atualmente, no Brasil, existem 2.144 RPPS, que contam com quase 10 milhões de servidores públicos, aposentados e pensionistas de todos os entes da federação. Esses regimes de previdência são responsáveis por gerir cerca de R$ 270 bilhões, de acordo com dados do Ministério do Trabalho e Previdência (MTP). Cada ente federado (União, Estados, Municípios e o Distrito Federal) tem seu próprio RPPS constituído por lei.

Foto: Emerson Dias

O objetivo desses regimes é garantir os direitos previdenciários dos servidores públicos assegurando o caráter contributivo e solidário, de acordo com os critérios que preservam o equilíbrio financeiro e atuarial, conforme dita a Constituição Federal. Segundo o superintendente da Caapsml, Luiz Nicácio, é importante investir em ações que cumpram os requisitos colocados no programa Pró-Gestão, para dar segurança aos servidores municipais, além de proporcionar outros benefícios, como maior credibilidade de aceitação perante outras organizações e internamente. “O processo de certificação nos permite organizar e melhorar os processos da instituição, reduzir custos e alcançar maior eficiência”, explicou.

Para obter essa certificação é preciso cumprir alguns requisitos, como manter o Controle Interno, investir em Governança Corporativa e primar pela Educação Previdenciária. No primeiro caso, por exemplo, é preciso fazer um mapeamento das atividades do regime de previdência, capacitar servidores, ter estruturas de controle interno, política de segurança de informação e uma gestão de controle de dados.

Já na Governança Corporativa é necessário investir em planejamento, código de ética, políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor, ter políticas de investimentos, transparência, uma Ouvidoria, assim como diretoria executiva, Conselho Fiscal e Conselho Deliberativo com mandato, representação e recondução. Na área da educação previdenciária enquadram-se o Plano de Ação de Capacitação e as chamadas ações de diálogo com segurados e a sociedade.

Foto: Emerson Dias

De acordo com o superintendente da Caapsml, a previdência municipal cumpriu todos os itens avaliados no critério de Controle Interno e de Educação Previdenciária, assim como 93,75% dos requisitos referentes à Governança. “A certificação representa o cumprimento de uma meta que nos foi dada pela administração, quando o prefeito Marcelo Belinati fez a adesão ao Pró-Gestão e nos confiou essa missão. Confiou em toda equipe da Caapsml, na sua capacidade técnica e no seu comprometimento com os trabalhos. Receber um certificado, que reconhece que nosso RPPS implementou boas práticas de gestão e que atende as exigências contidas nas diretrizes de cada ação previstas no programa, representa uma enorme conquista para todos nós envolvidos diretamente no processo e para o Município de Londrina”, ressaltou.

Agora, a autarquia trabalha em prol da manutenção do certificado e para avançar de nível, visto que a intenção é chegar ao máximo possível que é o Nível IV. “Vendo hoje os requisitos necessários, observamos que ao longo do tempo e principalmente a partir de 2019, buscou-se a melhoria, a capacitação e a adequação à legislação, o que nos permitiu receber a Certificação. Por isso, entendemos que a melhoria dos processos é constante para manter o status de Entidade Certificada. Agora, por exemplo, foi identificada a necessidade de alteração da legislação, e isso já está sendo providenciado com o encaminhamento de leis e decretos para o cumprimento de 100% das metas”, contou o superintendente da Caapsml.

O certificado de Nível I no Programa Pró-Gestão foi emitido após auditoria realizada pelo Instituto de Certificação Qualidade Brasil (ICQ Brasil), tendo atendido ao estabelecido no Manual do Pró-Gestão RPPS,
aprovado pela Portaria SPREV n° 918/2022 da Secretaria de Previdência (SPrev), do Governo Federal.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, especialista em Comunicação com o Mercado pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos