10º Nasforró Londrina oferece diversão e saúde para a comunidade na quarta (26)
Entrada é gratuita; evento terá diversas atividades como brincadeiras tradicionais, quadrilha e ações de conscientização e orientação
Quem gosta de festas julinas e comidas típicas desta época tem a oportunidade de participar do 10º Nasforró Londrina, que será nesta quarta-feira (26), das 14h às 17h, no Ginásio de Esportes Moringão (Rua Gomes Carneiro, 315). Durante o evento, que tem entrada gratuita, serão servidas bebidas como quentão, chá e suco, e haverá diversas atividades incluindo apresentação de quadrilha com idosos atendidos pelo Sesc, dança de quadrilha aberta para todos os presentes e brincadeiras tradicionais.
A iniciativa é aberta a todas as pessoas, de qualquer idade, e os organizadores convidam os interessados a comparecer vestidos a caráter e, se desejarem, podem levar um prato de doces ou salgados para compartilhar. Porém, os responsáveis pedem que os participantes não usem calçados com saltos, que podem riscar a quadra do ginásio, e ao invés disso optem por tênis ou sapatos confortáveis. É recomendável, ainda, levar uma garrafa d’água.
O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS), e tem como parceiros a Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e as secretarias municipais do Idoso (SMI) e de Políticas para as Mulheres (SMPM).
O profissional de Educação Física do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Geder Harami Harami, explicou que o Nasforró contará com seis barracas com atrações voltadas à diversão e conscientização da comunidade. Dessas, três serão da Secretaria de Saúde, duas da SMI e uma da SMPM. “Procuramos unir a parte lúdica da festa a atividades de orientação e conscientização que abordam as políticas e serviços das secretarias. Por exemplo, a pescaria se chamará ‘Nutri Pesca’, e o correio elegante será organizado pelas psicólogas do NASF, e terá como foco o envio de mensagens sobre a saúde mental. Além disso, os educadores físicos levarão quatro músicas com coreografia para todos dançarem”, disse.

De acordo com Harami, o evento deve contar, no total, com aproximadamente 700 participantes, sendo que cada secretaria mobilizou os grupos e serviços que compõem sua estrutura. “Convidamos todos os grupos de profissionais da Secretaria de Saúde, incluindo os de atividade física, de reeducação alimentar, de acolhimento e escuta e de tabagismo. Já a Secretaria do Idoso convidou o público atendido pelos Centros de Convivência da Pessoa Idosa (CCIs) e pelas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), e a Secretaria de Políticas para Mulheres também mobilizou sua estrutura”, frisou.
Ainda segundo o profissional do NASF, o principal objetivo da ação é promover o lazer ativo e o cuidado com a saúde, através da parceria intersetorial entre secretarias. “Além disso, queremos estimular as pessoas a conhecer o Moringão, esse importante espaço esportivo que foi reinaugurado após passar por uma reforma, e também promover o acesso da população aos órgãos públicos e seus serviços”, concluiu.
Através dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa das regiões Norte, Leste e Oeste, a Secretaria do Idoso mobilizará cerca de 300 idosos para o Nasforró. Além disso, a pasta promoverá sorteio de brindes e atividades como pescaria e boca do palhaço, bem como o cadastramento dos idosos para as atividades dos CCIs e fornecimento de orientações diversas sobre os serviços prestados pelo órgão.
Conforme a secretária municipal do Idoso, Andrea Danelon, a equipe toda da SMI vai participar do Nasforró, que será um momento festivo e de alegria.
“Vai ser uma tarde especial, tendo em vista tanto tempo de pandemia em que os idosos ficaram com restrição de atividades. E com a inauguração dessa praça de eventos renovada que é o Moringão, a ideia é que o cidadão idoso possa aproveitar esse espaço. Teremos um evento muito bonito, com música e com tudo o que uma boa festa julina tem, coroando essa parceria entre o NASF e os Centros de Convivência da Pessoa Idosa. Esses órgãos trabalham articulando diretamente as suas ações, e esse é mais um momento de entrelaçamento entre as políticas voltadas às áreas de saúde e da pessoa idosa, que são tão importantes no município”, afirmou Danelon.




