Professores de escolas e CMEIs participam de aula sobre o câncer infantojuvenil
A sensibilização será realizada no auditório do Hospital do Câncer de Londrina, ministrada pela médica oncologista Tânia Hissa Anegawa

Nesta quinta-feira (21), coordenadores de escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) participam do Projeto de Diagnóstico Precoce. A ação faz parte do Setembro Dourado, que divulga a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que acomete crianças e adolescentes. O encontro será realizado no auditório do Hospital do Câncer de Londrina (HCL), Rua Lucilla Ballalai, 212, Jardim Petrópolis.
O Projeto de Diagnóstico Precoce vai proporcionar uma aula de sensibilização aos profissionais que atuam na Educação Infantil a fim de contribuir para a identificação precoce do câncer em crianças e adolescentes. Reduzir o tempo entre o aparecimento de sinais, sintomas e o diagnóstico da doença favorece diretamente as probabilidades de cura.

De acordo com a docente, oncologista pediátrica do HCL e coordenadora científica do projeto, Tânia Hissa Anegawa, a iniciativa de tornar os representantes das unidades de ensino disseminadores de conhecimento surgiu por conta da aproximação dos educadores. “Com a pandemia, percebemos que os professores são fundamentais no diagnóstico por conta do contato e intimidade com os alunos, sendo ótimos agentes de diagnóstico precoce. Viu-se o quão importante seria capacitar os profissionais, que serão orientados de forma profissional a se tornarem disseminadores de conhecimento entre seus colegas, explicou.
As aulas, ministradas pela doutora Hissa, serão oferecidas pela manhã, das 9h às 12h, e à tarde, das 14h às 17h. É preciso fazer inscrição previamente, via formulário online, para o turno matutino ou vespertino. Até o momento, cerca de 120 unidades preencheram as 160 vagas ofertadas, entre escolas e CMEIs.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, a conscientização se mostra de suma importância entre os educadores da rede infantil, para que eles fiquem mais atentos a possíveis sintomas de câncer. “A grande maioria dos alunos passa o dia todo na escola. Então essa sensibilização vai trazer um olhar, um filtro, que a gente vai passar nos alunos na primeira infância”, ressaltou.
Na sensibilização, os educadores serão capacitados sobre o que é o câncer infantojuvenil, e qual o atual cenário da doença. Os tópicos abordados incluem, ainda, a identificação de sinais e sintomas, os direitos dos pacientes em tratamento, as perspectivas em casos de sucesso e a reintegração do paciente no espaço escolar. Após participarem das aulas, os representantes das unidades irão multiplicar os assuntos trabalhados para os colegas de trabalho.
Programa Diagnóstico Precoce – É viabilizado com recursos da campanha McDia Feliz, do Instituto Ronald McDonald, e realiza capacitações de estudantes de medicina, residentes de pediatria, estudantes de enfermagem, pediatras, profissionais da atenção básica e educação para a detecção precoce do câncer infantojuvenil.
Texto: Luiza Arlindo sob supervisão dos jornalistas do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina