Destaques

Londrina sobe para 2º lugar em ranking estadual de menor tempo para abertura de empresas

Prazo médio, que em 2024 era de 13,3 horas, caiu para 1,7 hora em julho deste ano; conquistas da desburocratização incluem queda na quantidade de processos de alvará pendentes

O município de Londrina reduziu drasticamente o tempo médio para abertura de empresas em 2025, passando de 7 horas em maio para 1,7 hora no mês de julho. Com isso, subiu do 7º para o 2º lugar no ranking estadual das 10 maiores cidades, ficando atrás apenas de Curitiba, que contabiliza 1,5 hora. Trata-se de importante avanço em poucos meses, já que, em 2024, o município registrou média anual de 13,3 horas e ocupava a 9ª posição. Os números são do Mapa de Empresas, indicador que mensura o tempo médio para a abertura de empresas no país e é elaborado pelo Ministério da Economia.

De acordo com dados da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), da Prefeitura de Londrina, entre 2 de janeiro e 11 de agosto de 2025, o número de processos pendentes de alvará em Londrina caiu drasticamente, passando de 5.364 para 651. Essa redução representa uma diminuição de 4.713 processos, o que equivale a uma queda de 88% no total de pendências durante o período.

Foto: Emerson Dias/ NCom

Além disso, de 1º de janeiro a 11 de agosto de 2025, foram protocolados e respondidos 20.808 processos de Consulta Prévia. No mesmo período, foram protocolados 28.611 processos de alvará e analisados 33.324, incluído o saldo de 5.364 processos em estoque.

Segundo o secretário da pasta, Eder Pires, os avanços são resultado do processo de desburocratização implementado pela atual gestão que, a partir da revisão e diagnóstico dos processos e procedimentos, promoveu a automatização da Consulta Prévia em praticamente 100% dos casos e agilizou a análise dos processos de alvará. “Essas medidas possibilitaram a redução do tempo máximo de resposta dos processos de licenciamento municipal de empresas de 200 para apenas 12 dias”, informou.

Para garantir mais transparência aos contribuintes, a Prefeitura implantou um indicador que demonstra a evolução e a automatização do processo de licenciamento, atualizado diariamente. Esse indicador está exposto no balcão de atendimento da Diretoria de Fiscalização e Atividades Econômicas, em local visível ao público. Trata-se do primeiro indicador público da Prefeitura, que permite dar publicidade aos empresários e profissionais da área sobre o tempo de resposta para emissão do alvará.

O empresário João Rodrigo Cortez Martins, que recentemente abriu sua segunda empresa em Londrina no setor de produtos químicos, elogiou a rapidez do processo. “Eu esperava que demorasse de 5 a 6 meses, mas foi muito rápido. Quando o contador ligou, fiquei surpreso, pois esta é a minha segunda empresa e, desta vez, levou muito menos tempo para abrir do que a primeira. Realmente, Londrina mudou nesta questão de tempo de abertura de empresas”, afirmou.

*Matéria atualizada no dia 13/08 às 11h00.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos