Demo Sul tem programação gratuita no SESI nesta sexta-feira (11)
Programação do Festival conta com seis bandas, e traz a gaúcha Bandinha Di Dá Dó em “ponto de encontro” no Cemitério de Automóveis
Nesta sexta-feira (11), o Sesi/AML é a casa do 5º palco do Festival Demo Sul. Com entrada gratuita, o palco integra a programação do XII Simpósio de Música independente e intercala mesas de debate de 16 produtores do Brasil e da América Latina, com pocket shows de bandas locais. O Festival Demo Sul 2016 é uma realização da Associação Cultural do Rock de Londrina e da Braço Direito Produções, e conta com o patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
A partir das 17 horas, produtores como a escritora e compositora Estrela Leminski, o jornalista Antônio Gutierrez, figura ativa na descoberta do movimento Mangue Beat, e Fernando Rosa, jornalista da revista Bizz, se reúnem para três mesas de debate. A fim de discutir o cenário da música independente no Brasil e na América Latina, as mesas têm duração de uma hora e serão intercaladas com shows das londrinenses Montauk, Abacate Contemporâneo e Weird Family. A intenção é que as bandas locais possam mostrar seu trabalho para o público da cidade e, também, aos produtores que visitam Londrina.
Montauk, que sobe ao palco às 18 horas, nasceu em 2012 “no anseio de levar ao público mais do que canções”. Deixando o coração falar mais alto, gravou o single ‘A Janela’, que deu vida às primeiras composições. Em 2014 foi a vez do álbum ‘Pés Descalços e Peito Aberto’, listado entre os 30 melhores do ano pelo site Musicombo e, em 2015 lançaram ‘Faça Crescer Todas as Flores’, viabilizado por financiamento coletivo.
Weird Family, a segunda da noite, é resultado de uma reunião “estranha” que aconteceu no final de 2015, quando os músicos, que já se apresentam em outros projetos locais, decidiram formar um grupo que pudesse levar para a rua um pouco do que cada um já fazia em seus outros trabalhos. A mistura transita principalmente entre o bluegrass, o rockabilly e o metal.
Por fim, Abacate Contemporâneo leva a performance marcante e provocativa da vocalista e atriz Raquel Palma para o palco do Sesi. E a proposta é ousada: resgatar a inspiração dos compositores “malditos”, desbocados e marginais da vanguarda paulista. Itamar Assumpção, Tom Zé, Jards Macalé e Gal Costa figuram entre as influências explícitas da banda.
Os shows, bem como a programação do simpósio, são gratuitos. E, na sequência, o público deve se encontrar na Vila Cultural Cemitério de Automóveis, que recebe o segundo palco da noite.
Ponto de Encontro – A partir das 23 horas, a Vila recebe show das londrinenses Etnyah e Mucambo de Bantu, que tocam ao lado da gaúcha Bandinha Di Dá Dó. A noite bem brasileira é “ponto de encontro” da sexta-feira, quando músicos, público e produtores têm espaço mais “informal” para trocar experiência e aproveitar os shows.
A banda Etnyah, primeira da noite, mescla sons oriundos das raízes típicas do Brasil, inspiradas nas cantigas e cirandas de roda, no trovão das alfaias do maracatu, nas guitarras distorcidas do grunge, passando pelo tropicalismo, baião, coco e afro-beat.
Na sequência a, também londrinense, Mucambo de Bantu traz sua poesia forte, bem posicionada pela crítica social e pelas odes à cultura brasileira afro-originada para o palco do Cemitério. A sonoridade mescla soul, funk e samba e o resultado é ultra-brasileiro.
Por fim, a grande atração da noite é a Bandinha Di Dá Dó. Formada por músicos-palhaços, o quarteto mistura música cigana, world music e rock’n’roll avesso a formalidades finamente executado pelos palhaços Cotoco, Invisível, Teimoso Teimosia e Zé Docinho sobem ao palco. E se a banda é formada por palhaços, o espetáculo é certamente sua especialidade. O show é irreverente e transformou-se na grande marca da banda. No repertório, a Bandinha traz composições próprias como “Vai Cavalo”, “Pãnãnã em Mi”, “Le Fragrance de France” entre outras palhaçadas.
Ingressos – Os ingressos para aproveitar o último final de semana do Festival Demo Sul estão disponíveis na Sonkey e na Longic. Para o Cemitério de Automóveis, o preço varia entre R$20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia). Estas e outras informações estão disponíveis em http://demosulfestival.tumblr.com/
Foto: Divulgação – Magnus Viola