Escola municipal finaliza projeto do programa “União Faz a Vida” 2017
Evento de culminância será na Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, com o tema cinema
A Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra finaliza, neste sábado (2), o projeto do programa “A União Faz a Vida”, desenvolvido desde o início do ano, pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sicredi. O evento de culminância será das 10 às 14 horas, na unidade escolar, que fica na Rua Butiá, 54, no Jardim Marabá, região leste. Toda a comunidade pode participar.
Entre as atividades, haverá apresentações de dança, de alunos e professores, e exposição de trabalhos feitos pelos estudantes durante o ano. O tema escolhido pelos alunos, a ser trabalhado pelo projeto em 2017, foi o cinema. Cada turma abordou um filme específico. Durante o evento, os alunos, professores e equipe pedagógica estarão caracterizados como personagens dos filmes. A escola atende cerca de 270 alunos e todos participaram das atividades do programa no decorrer deste ano.
Desde 2014, a escola faz parte do projeto, que, segundo a diretora da unidade escolar, Adriana Machado, promove uma mudança de metodologia. As ações do programa “A União Faz a Vida” incluem atividades bimestrais de capacitação para os professores, onde eles aprendem a fazer a gestão de projetos e a trabalhar práticas pedagógicas que tornam os alunos protagonistas do processo de aprendizagem.
A diretora da escola ressaltou a relevância do programa. “É importante por vários motivos. O projeto trabalha muito com cooperação e que sozinho a gente não consegue nada. E também ensina a trabalhar um tema específico. Mas, mais importante que o tema, é a maneira com que se trabalha”, frisou.
Sobre o Projeto – Além da Escola Municipal Professor Carlos Zewe Coimbra, outras três unidades escolares do município integram o projeto “A União Faz a Vida”, a Escola Municipal Elias Kauam, Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro e a Escola Municipal Santos Dumont.
O projeto foi implantando em Londrina pelo Sicredi, em 2011, com o intuito de promover a cooperação e a cidadania, por meio de práticas de educação cooperativa.




