Londrina inicia projeto sobre Educação no Trânsito
Cerca de 5 mil alunos da rede municipal terão aulas teóricas e práticas sobre como se comportar corretamente no trânsito

Para ensinar às crianças que cada cidadão tem seu papel no trânsito e que todos devem respeitar as normas e a legislação vigente, a Secretaria Municipal de Educação (SME) e a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) vão dar início ao Projeto Educação no Trânsito. A primeira atividade será uma capacitação para os coordenadores pedagógicos, nesta sexta-feira (15), às 13h30, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, localizado na Rua Benjamin Constant, 800, Centro.
Todos os coordenadores pedagógicos vão participar desta etapa do projeto e receberão os ensinamentos repassados pelo coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro. Os cerca de 150 profissionais aprenderão o conteúdo de uma maneira transversal, para repassar aos alunos os conhecimentos de uma forma leve, divertida e elucidativa.
Serão apresentadas informações sobre as cidades e as pessoas, os tipos de vias e de transporte (mercadorias e pessoas), a velocidade dos veículos, as distâncias percorridas, os códigos e as linguagens de trânsito, e as especificidades das pessoas com necessidades especiais. Assim, as crianças entenderão a importância de cada agente envolvido no trânsito e saberão que os ciclistas, os motoristas e os pedestres são cidadãos que devem conhecer e respeitar as leis em vigor, saber sobre seus direitos e entender sobre a mobilidade urbana e seu funcionamento.
Essa metodologia já vem sendo utilizada em Londrina pelo projeto Agente de Trânsito Mirim, que ano passado formou 200 crianças. De acordo com Ribeiro, ela traz diversos benefícios e tem demonstrado bons resultados. “As crianças interagem e gostam bastante desse método, porque elas começam a perceber que fazem parte do trânsito, que ele não é composto somente de carros, motos e ônibus. Além disso, elas entendem as atitudes positivas e negativas que já tiveram enquanto ciclistas e pedestres e ajudam a orientar os pais e amigos que dirigem, andam de bicicleta ou utilizam o transporte coletivo”, explicou.
A intenção é que todos os alunos do quinto ano da rede municipal de ensino, ou seja, 5 mil crianças tenham acesso ao material didático. Eles receberão aulas teóricas e práticas, sendo que nestas últimas, elas vão até as ruas próximas à escola para observarem o comportamento das pessoas e dos veículos e entenderem quais são os pontos de perigo e de alerta no trânsito. Ao final do projeto, os alunos passarão por uma formatura simbólica.
O conteúdo didático foi elaborado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), de acordo com a Base Nacional Comum Curricular da Educação (BNCC), e com aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o coordenador de Educação no Trânsito da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, pelo 3379-7900 ou 3379-7905.