Saúde realiza Passeata contra a Dengue
Objetivo é alertar a população do distrito de Paiquerê sobre o perigo das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti

Na próxima terça-feira (9), a partir das 9 horas, a Coordenação de Controle de Endemias, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), fará o Dia D de Combate ao Aedes aegypti com uma passeata no distrito de Paiquerê. O objetivo é alertar a população sobre o perigo das doenças causadas pelo mosquito, entre elas a dengue, ressaltando a importância dos cuidados para evitar a proliferação do vetor.
A passeata partirá da Escola Municipal Armando Rosário Castelo, localizada na Rua Alcina Alves. Segundo a agente em Endemias da SMS, Cristina Gomes Torquato, aproximadamente 700 pessoas vão participar da ação, entre alunos e colaboradores. Estarão presentes os estudantes da Escola Armando Rosário, da Escola Estadual Altair Aparecido Carneiro e Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel). “A região rural já registra casos confirmados de dengue, por isso a importância da conscientização da população. Durante a passeata, os alunos vão levar cartazes e faixas informativas e entregar panfletos com orientações para os moradores”, explicou.
Antecedendo o Dia D, na segunda-feira (8), às 9 horas, haverá uma palestra sobre prevenção da proliferação do Aedes, na Escola Estadual Altair Aparecido Carneiro, também localizada no distrito de Paiquerê, na Rua Ameixeira, 421. Participarão cerca de 220 alunos e colaboradores.
A equipe da Endemias levará o larvário, que expõe o ciclo do Aedes, com o ovo, a larva, a pupa e o mosquito adulto, além da maquete, que demonstra o quintal certo e o errado, com relação à prevenção da proliferação do mosquito, bem como materiais lúdicos, que simbolizam os criadouros. Também será exposto o mostruário do bicho barbeiro, causador da doença de chagas, o caramujo africano, que pode ocasionar doenças como meningite, o caramujo da esquistossomose e o escorpião.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a agente em Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Cristina Gomes Torquato, no 3372-9479.