Saúde participa de programa que avalia a qualidade dos Testes Rápidos
Iniciativa do Ministério da Saúde analisa o desempenho dos profissionais com o objetivo de oferecer resultados cada vez mais confiáveis aos usuários do SUS

Profissionais de saúde que executam os Testes Rápidos (TR) para HIV, Sífilis, e Hepatites C, em Londrina, estão participando da primeira rodada de 2019 do Programa de Avaliação Externa de Qualidade dos Testes Rápidos HIV, Sífilis e Hepatite C (AEQ-TR). O programa é executado pelo Ministério da Saúde (MS) em parceria com unidades federais de Santa Catarina e do Amazonas.
O AEQ-TR é um instrumento de foco educacional, destinado a todos os profissionais dos serviços de saúde que realizam testes rápidos em sua rotina de trabalho. A participação permite que cada profissional dos serviços integrantes da rede MS avalie individualmente seu desempenho, perante a execução destes testes, reflita sobre os resultados obtidos nas rodadas e, se necessário, aprimore suas práticas, executando corretamente os testes, para obter resultados confiáveis oferecidos aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Em Londrina, desde o dia 18 de junho cerca de 60 profissionais estão participando desta primeira rodada. Eles atuam no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA); Ambulatório de HIV/AIDS; e 15 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), que são: Aquiles; Centro; Chefe Newton; Centro Social Urbano – CSU; Guaravera; Irerê; Itapoã; Jardim do Sol; Leonor; Maravilha; Mister Thomas; Piza; União da Vitória; Vila Nova e Vila Ricardo. A ação prossegue até amanhã, quinta-feira (18).
Segundo o enfermeiro técnico do CTA e responsável técnico do Programa de AEQ-TR em Londrina, Edvilson Cristiano Lentine, desde 2012 os profissionais do CTA participam da iniciativa. Isso se deu após um treinamento, realizado em 2011 pelas equipes do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, do HIV/AIDS e das Hepatites Virais do Ministério da Saúde e do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia da Universidade Federal de Santa Catarina. “Em maio e julho de 2018, as equipes do CTA de Londrina e de Rolândia e da 17ª Regional de Saúde, também capacitaram novos multiplicadores do município de Londrina e região, no Programa AEQ-TR”, contou.
De acordo com Lentine, são realizadas quatro rodadas por ano, ao todo, sendo três práticas e uma teórica, que constitui na aplicação de um questionário relacionado às particularidades dos testes rápidos. “Todo profissional que executa testes rápidos nos serviços de saúde deve participar continuamente das quatro rodadas. Isso é muito importante para que cada um possa verificar o seu desempenho e corrigir as não conformidades, caso haja necessidade, e assim ter a segurança de que presta um melhor serviço aos usuários do SUS”, destacou.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o enfermeiro técnico do CTA e responsável técnico do Programa de AEQ-TR em Londrina, Edvilson Cristiano Lentine, no 3378-0146.