Cidadão

Defesa Social divulga atendimentos realizados pela Guarda Municipal na última semana

Entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro foram 139 registros de atendimentos pela central 153 e boletins de ocorrência

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social, divulga os principais atendimentos feitos pela Guarda Municipal de Londrina na última semana, entre os dias 25 de novembro e 1 de dezembro. Ao todo foram 139 registros entre atendimentos e boletins de ocorrência pela central 153. Do total, apoio em próprios públicos, aos demais órgãos e aos cidadãos somaram 50 ocorrências. Atendimento, patrulhamento e apoio em escolas municipais e creches foram 18 registros. Ocorrências de perturbação do sossego, ordem pública e fiscalização da lei seca municipal somaram 13 registros.

Ocorrências de violência doméstica e da Patrulha Maria da Penha, que atende e protege as vítimas de violência, somaram 16 atendimentos. Orientação e fiscalização de trânsito somaram 8 intervenções. Crimes ambientais foram 3 registros. Demais ocorrências e atendimentos somaram 28 registros.

O principal objetivo da Guarda Municipal de Londrina é atender a população e os próprios da Prefeitura de forma preventiva e comunitária em toda extensão do município.

COMPDEC- De acordo com o Relatório da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, foram feitos 14 atendimentos na última semana, dos quais 8 foram em decorrência da queda de árvores. Não houve registro de pessoa ferida. Em caso de emergência em situações de desastre, queda de árvore, queda de muro, rompimento de galeria pluvial, enxurrada, deslizamento de terra, rachadura em edificações é importante que a ligação seja feita imediatamente ao telefone 199 ou 153. O solicitante deve repassar o máximo de informações possíveis para que seja viabilizado atendimento.

Patrulhamento na saúde – A fim de garantir mais segurança para os servidores e usuários dos serviços, a instituição intensificou o patrulhamento em todas as unidades de saúde do município. Ao todo foram 276 registros de patrulhamento e pontos base (PB’s) em Unidades Básicas de Saúde, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Pronto Atendimento Infantil (PAI) e Maternidade Municipal.

Ocorrências destaque – Agentes do grupamento rural da GM encontraram um veículo em estado de abandono, na noite do dia 26, terça-feira, com as portas abertas e chave na ignição, no distrito de Irerê. Feita verificação no sistema foi encontrado indicativo de furto ou roubo. Posteriormente, foi feito deslocamento do carro até a delegacia para realização do procedimento de recuperação e depois ser entregue ao proprietário.

No final da manhã de quinta-feira (28) uma equipe do Grupo Tático de Apoio em Motos (GTAM), em patrulhamento pelas imediações do Centro Social Urbano, Vila Portuguesa, visualizou um adolescente em atitude suspeita. Após abordagem foram encontradas 162 porções de substâncias entorpecentes variadas, sendo crack, maconha e cocaína. Diante do fato ele foi encaminhado para delegacia do menor.

Por volta das 23 horas de sexta-feira (29) a central 153 da Guarda Municipal recebeu uma denúncia de que um homem teria descumprido uma medida protetiva expedida pela justiça. No local os guardas encontraram o homem dentro da residência da vítima. O suspeito foi encaminhado para delegacia por descumprimento de ordem judicial.

Após abordagem da equipe da Guarda Rural no início da noite de sábado (30), uma mulher com mandado de prisão em aberto foi encaminhada para delegacia de plantão.

A Guarda Municipal de Londrina trabalha 24 horas por dia. Todos os dias. E atende pelos telefones 153 e 199, da Defesa Civil. Em caso de necessidade ou visualizar alguma situação suspeita, denuncie.

Atribuição legal – De acordo com a lei federal 13.022 de 2014, referente ao Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil, são os princípios mínimos de atuação: a proteção de bens, serviços, logradouros públicos municipais e instalações do município; o patrulhamento preventivo e o compromisso com a evolução social da comunidade; a proteção dos direitos humanos fundamentais, do exercício da cidadania e das liberdades públicas; e a preservação da vida, redução do sofrimento e diminuição das perdas, das instituições de segurança pública.

Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos