Órgãos de segurança pública participam de simulado em shopping de Londrina
A Defesa Civil avaliou protocolos de segurança e diretrizes para casos de emergência

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC), junto com o Setor de Operações de um shopping da região sul, realizou na manhã desta sexta-feira (6), um treinamento simulado de incêndio em uma sala de cinema. Houve o resgate de duas vítimas fictícias. Participaram cerca de 100 pessoas entre funcionários do local e prestadores de serviço. O evento teve uma duração de aproximadamente duas horas.

Para o coordenador adjunto da Defesa Civil municipal, Angelo Matos, a ação busca preparar todos os envolvidos para uma real situação. “Esta é uma atividade preventiva que acontece periodicamente. Nesses simulados temos oportunidade de identificar todos os pontos vulneráveis e buscar uma solução antes que um fato real possa acontecer, e caso aconteça, as equipes dos diversos órgãos estejam preparadas e alinhadas para operar em conjunto, cada um em sua respectiva atividade”, informou.

De acordo com Lorraine More, gerente de marketing e comunicação do shopping, o apoio dos órgãos de segurança é fundamental para que os treinamentos aconteçam. “Hoje nós tivemos um treinamento de evacuação. Uma crise fictícia que envolveu uma série de órgãos públicos, pois em uma situação real teriam comparecido aqui. Ele é fundamental para o shopping estar preparado para um possível problema. A gente torce para que nunca aconteça, se prepara para isso, mas numa eventual situação a gente precisa saber como agir para minimizar os danos”, explicou.
O simulado acontece uma vez por ano e tem como objetivo aprimorar o treinamento dos funcionários do estabelecimento para uma real intervenção. Foram mobilizadas equipes da Guarda Municipal de Londrina, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), SOS Salva vidas, brigadistas e bombeiros civis.
Texto e foto: Bruno Amaral/Defesa Social