Prefeito participa do lançamento de nova cooperativa
Copersol reúne, ao todo, 20 trabalhadores nas área de confecção, alimentação e artesanato, dentro das moldes estabelecidos pelo Programa de Economia Solidária
O prefeito Barbosa Neto participa amanhã (1), às 9h, no Centro Pùblico de Economia Solidária (avenida Rio de Janeiro, 1278 – esquina com a avenida JK), da solenidade de lançamento da Cooperativa de Produção e Comercialização da Economia Solidária (Copersol), formada por empreendimentos econômicos na geração de trabalho e renda.
A Copersol é composta por empreendimentos que antigamente atuavam de forma individual, sendo responsáveis pela produção e obtenção de lucro para cada entidade. Com a criação da cooperativa, 20 funcionários divididos em oito núcleos de produção passam a executar coletivamente ações de alimentação, confecção e artesanato, propostas básicas da economia solidária.
De acordo com a gerente de Inclusão Produtiva do Programa de Economia Solidária em Londrina, Nelma Liberato, a junção garante vários direitos previdenciários aos trabalhadores. “A aposentadoria e as férias são alguns dos benefícios oferecidos, além da formalização do serviço’”, disse.
Segundo a gerente, a área de eventos será o carro-chefe da produção de toda a cooperativa. “Produtos para coffe breaks, camisetas promocionais, pastas e bolsas serão desenvolvidos na Copersol, sempre com o objetivo de atender os requisitos da economia solidária”, argumentou Nelma Liberato.
O Programa de Economia Solidária também capacita novos empreendimentos que desejam compor a Copersol. “Até o final do ano, esperamos que mais 10 entidades busquem a formalização do trabalho, aumentando o número de trabalhadores”, concluiu a gerente.
Para participar da capacitação, é necessário procurar o Centro Público de Economia Solidária de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. A Copersol também funciona nos mesmos dias, só que das 9h às 17h30. A cooperativa conta com o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e demais secretarias, além da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Norte do Paraná (Unopar) e Universidade Tecnológica Federal (UTFPR), dentre outros.




