Associação Cultural I Bravissimi inicia última fase de captação de materiais para exposição
Interessados podem doar ou emprestar acervos familiares para a mostra “Os Bravissimi na Terra Roxa”, até 15 de novembro

A Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi iniciou, na última quinta-feira (1), a última fase de captação de acervos familiares para a exposição “Os Bravissimi na Terra Roxa”. Focado, principalmente, no trabalho de mulheres italianas, o intuito do projeto é coletar materiais, como fotografias, objetos, vestimentas, cartas, maquinários e documentos diversos, que retratem a colônia itálica estabelecida em Londrina e região, durante o período de 1940 a 1980, a fim de promover uma mostra cultural, no Museu Histórico Padre Carlos Weiss. O projeto conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

Esta nova fase de coleta de itens se estenderá até 15 de novembro. Interessados em doar ou emprestar acervos para a exposição podem entrar em contato através dos telefones 43 99957-7031, com Hylea Ferraz, coordenadora da Associação I Bravissimi ou pelo 18 99638-9434, com Luís Gustavo, historiador responsável pelos materiais no Museu Histórico.
Há ainda a possibilidade de agendar entrevistas, que serão realizadas de modo on-line juntamente a personagens da imigração italiana, na cidade. A ideia é filmar e recolher áudios de descendentes italianos para que depois sejam expostos na mostra cultural e no catálogo bilíngue, o qual será produzido e divulgado, tanto nacionalmente como na Itália.

“Até o momento contamos com cerca de 30 elementos para a exposição. O nosso foco está sendo no trabalho das mulheres italianas, no contexto histórico de Londrina, durante os anos de 1940 a 1980. Temos relatos de diversas personagens que faziam comida e costuravam roupas para toda a sua família. Narrativas também de professoras. São pessoas que a própria história de Londrina nunca enfatizou. Estamos pesquisando e verificando algumas profissões bem interessantes para expor na mostra”, declarou Ferraz.
A primeira fase de captação dos materiais, para a exposição, aconteceu em fevereiro. A proposta inicial era que a mostra fosse realizada entre maio e junho. Devido, porém, à pandemia do novo coronavírus, a iniciativa necessitou ser remanejada e ampliada. “No início só recebíamos material de quem era de Londrina. Esse era o nosso foco. Agora, com a pandemia, estamos estendendo para Londrina e região. Residentes de municípios como Ibiporã, Cambé, Rolândia, Arapongas, Jataizinho, Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, entre outros, podem entrar em contato conosco para terem seus acervos familiares apresentados na mostra cultural”, explicou a coordenadora da Associação I Bravissimi.
Podcasts – Em parceria com a AlmA Londrina Rádio Web, a Associação I Bravissimi está realizando uma série de podcasts para a divulgação de algumas entrevistas que irão fazer parte da exposição. Os episódios são lançados todos os dias 15 e 30 de cada mês. Clique aqui para ter acesso.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora da Associação Cultural Italiana de Londrina I Bravissimi, Hylea Ferraz, através do número (43) 9 9957-7031.
Texto: Pedro Nunes sob supervisão dos jornalistas do N.Com