Cidadão

Conheça as histórias de três servidoras municipais ativas há 35 anos

Resgate de memórias faz parte das comemorações do Mês do Servidor; Funcionárias destacam mudanças sociais e tecnológicas ocorridas nas últimas décadas

Dentre os cerca de 10 mil servidores ativos da Prefeitura de Londrina, 390 trabalham há mais de 30 anos na instituição.  Como parte das comemorações do Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e o Núcleo de Comunicação (N. Com) estão resgatando as memórias de alguns destes funcionários. Durante todo o mês de outubro, esses servidores estão sendo entrevistados e seus relatos são disponibilizados na intranet da Prefeitura, em uma área especial reservada para homenagens. Nesta matéria, você vai conhecer as histórias de três funcionárias que estão entre os 42 servidores ativos há 35 anos na administração municipal. 

Arquivo Pessoal

Papel social – Desde 1985, Aida Campana é professora da rede municipal, atuando há seis anos como diretora da Escola Municipal Melvin Jones. Localizada no Jardim Hedy, a unidade obteve 8,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em 2020, sendo a nota mais alta da rede municipal.

Para Aida, que sempre gostou de ensinar, o ingresso no serviço público foi uma escolha natural. No decorrer de sua carreira, ela testemunhou o desenvolvimento não só da administração municipal, como também de Londrina. “Na época em que comecei, os primeiros conjuntos habitacionais da cidade tinham acabado de ser construídos e muitos de nós trabalhávamos lá. Nós íamos de ônibus para o trabalho, passando por trechos que nem eram asfaltados. Interagíamos bastante com as famílias da região que, apesar de passar por limitações financeiras, eram bem estruturadas. Além de ensinar as crianças, nós procurávamos ajudar aquelas pessoas a se integrarem à cidade”, recorda.

De acordo com ela, a maior conquista do serviço público municipal, nas últimas décadas, foi a profissionalização dos servidores. “Hoje em dia, o servidor está mais consciente de seu papel social, e procura fazer o melhor trabalho possível para a comunidade. Ser servidor público é devolver para a sociedade o que é investido coletivamente. Todos precisam do serviço público em algum momento, e a contribuição que os servidores públicos oferecem fica para a cidade, de forma permanente”, conclui.

Mais eficiência – Nas mais de três décadas em que trabalha como técnica de gestão pública, Sueli Lima sempre atuou com licitações e compras públicas. Com exceção de um período de três anos e meio na Secretaria de Gestão Pública, sua trajetória profissional foi inteiramente realizada na Secretaria de Saúde. Para Sueli, que hoje trabalha na Central de Abastecimento Farmacêutico de Londrina (Centrofarma), a evolução tecnológica experimentada pela administração municipal desde a década de 1980 é marcante. “Durante muitos anos, nós precisávamos datilografar os processos de compras municipais, que podiam ter 30 páginas ou mais. A chegada dos computadores trouxe mais eficiência ao nosso trabalho. Eu sempre gostei de tecnologia, e essa evolução me motivou a permanecer no serviço público. Para mim, a criação do Sistema Eletrônico de Informações (SEI) foi uma grande conquista”, conta.

Sueli revela que, como servidora pública, sempre buscou trabalhar para oferecer melhores condições de vida à população londrinense. “Através do meu trabalho, procuro garantir que as pessoas tenham acesso a itens essenciais como vacinas, curativos e medicamentos. Isso influencia diretamente o bem-estar dos cidadãos. É gratificante poder atuar dessa forma”, diz.

arquivo pessoal

Auxílio ao servidor – Enquanto vários órgãos e secretarias da Prefeitura de Londrina atendem ao público externo, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) tem a função de promover a gestão de pessoas e estimular o aperfeiçoamento profissional dos funcionários municipais. Servidora pública desde 1985, a coordenadora de lançamentos e controle de frequência Neuman Mendonça está na SMRH desde 1994. Neuman conta que, durante sua trajetória, teve a oportunidade de ajudar muitos outros servidores a desenvolverem suas carreiras. “Gosto desse trabalho porque me permite auxiliar os colegas em todos os momentos de suas trajetórias, desde a entrada até a aposentadoria”, diz.

Para ela, a atuação na SMRH é uma forma de contribuir para o desenvolvimento do município. “Quanto mais satisfeitos e motivados os servidores estiverem, mais eles vão se dedicar ao seu trabalho. E isso é essencial para melhorar a qualidade do ensino, da saúde, das obras públicas e de outros serviços”, ressalta. 

Reconhecimento – Segundo a secretária municipal de Recursos Humanos, Adriana Martello Valero, o objetivo das homenagens é valorizar o trabalho dos servidores municipais, assim como sua dedicação e comprometimento. “A ideia é transmitir o nosso reconhecimento e gratidão para com essas pessoas, que são fundamentais para colocar em prática as ações da administração municipal. A Prefeitura tem histórias lindíssimas, de servidores que dedicaram suas vidas à cidade. Queremos dar os parabéns a essas pessoas e chegar ao coração delas, mesmo estando fisicamente distantes devido à pandemia”, explica. 

Além da publicação dos depoimentos dos funcionários mais antigos da Prefeitura de Londrina, a programação do Mês do Servidor inclui outras atividades como o curso online “Planejamento Estratégico nas Instituições Públicas”, promovido pela Escola de Governo; atividades de ginástica laboral oferecidas em vídeo pela Fundação de Esportes de Londrina (FEL); e publicação de vídeos com apresentações da Banda Interação, formada por servidores municipais.

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