Curso da Brigada de Incêndio da Prefeitura realiza primeira aula prática
Ação contou com a participação de 34 servidores municipais que, entre outras atividades, praticaram procedimentos de primeiros socorros

A primeira aula prática do Curso da Brigada de Incêndio, do edifício-sede da Prefeitura de Londrina, foi realizada nesta quarta-feira (4). Promovida pela Diretoria de Saúde Ocupacional (DSO), da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (SME), a atividade contou com a participação de 34 servidores de diferentes órgãos e secretarias municipais, que estão sendo preparados para atuar como brigadistas voluntários.

A aula, que aconteceu das 8h às 14h, foi ministrada por três servidores municipais: um técnico de segurança do trabalho da SME, um médico do trabalho da DSO e uma técnica de segurança do trabalho, também da DSO. Durante a atividade, os participantes foram orientados sobre as atribuições da Brigada e praticaram procedimentos de primeiros socorros. Todas as ações, que aconteceram no auditório da Prefeitura, foram realizadas de acordo com os protocolos de saúde e segurança referentes à pandemia causada pelo novo coronavírus, como uso de máscaras e luvas de proteção, medição da temperatura corporal e distanciamento social.
A gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, explicou que os conhecimentos trabalhados no curso são essenciais para que os membros da Brigada possam adotar práticas que favoreçam a segurança de servidores e cidadãos que frequentam a sede da Prefeitura de Londrina, assim como da comunidade em geral. “O objetivo principal é prevenir que acidentes e desastres aconteçam. Os brigadistas farão rondas diárias para verificar as condições de segurança dos locais onde atuam. Porém, se uma pessoa tiver um mal-estar súbito ou se houver um princípio de incêndio no prédio, os voluntários estarão capacitados para tomar as providências iniciais até a chegada do Corpo de Bombeiros ou do SAMU. Os voluntários também poderão usar essas habilidades em outros ambientes, fora do trabalho, por isso essa iniciativa beneficia a sociedade como um tudo”, disse.

Formação – O Curso de Brigada de Incêndio da Prefeitura teve início no dia 16 de outubro, com aulas teóricas que foram disponibilizadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Escola de Governo. Além da aula prática que foi realizada hoje (4), uma segunda ação acontecerá na sexta-feira (6), no estacionamento da sede da Prefeitura, também das 8h às 14h. Na ocasião, os participantes do curso serão instruídos sobre como realizar o combate a princípios de incêndios, praticando o manuseio de extintores e outras habilidades. Todas as atividades do curso são orientadas pela Norma de Procedimento Técnico NPT-17, do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Paraná. Além disso, o quantitativo de brigadistas voluntários foi definido através de um levantamento prévio que estabeleceu o efetivo necessário para atuação na sede da Prefeitura.
De acordo com a gerente de Segurança e Saúde Ocupacional da DSO, outros cursos serão realizados para a formação de brigadas de incêndio em diferentes secretarias e órgãos da administração municipal. “Depois que concluirmos esta capacitação, vamos levar o curso para outros órgãos e secretarias da administração municipal, pois é importante que mais servidores possuam estes conhecimentos e estejam preparados para atuar em situações de emergência”, destacou Luciana.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a gerente de segurança e saúde ocupacional da DSO, Luciana Bordignon, pelo telefone 3376-2571.