Cidadão

Assistência capacitou trabalhadores para serviços de acolhimento


Funcionários da Secretaria e de entidades parceiras passaram por curso de capacitação; prefeito estará presente na solenidade de formatura

Cerca de 70 trabalhadores dos serviços de acolhimento institucional e familiar e conselheiros tutelares vão participar, amanhã (5), da solenidade de formatura do curso de capacitação promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS). O curso teve a temática “Desvendando as múltiplas faces do acolhimento institucional e familiar enquanto medida protetiva às crianças e adolescentes do município de Londrina”, e foi ministrado para duas turmas. A primeira fez o curso entre julho e dezembro do ano passado, e a segunda, entre janeiro e outubro deste ano.

De acordo com a gerente de alta complexidade da SMAS, Valéria da Silva Bezerra
Oliveira, a intenção inicial foi de abranger todo o quadro de funcionários dos serviços de acolhimento institucional e conselheiros tutelares. A Secretaria de Assistência Social não mediu esforços,”investimos em dobro em palestrantes e coffee break para poder oferecer o curso sempre em dois períodos. Assim, o funcionamento das casas nunca ficava descoberto e conseguimos garantir a capacitação de todos os funcionários”, explicou Oliveira. “Importante também destacar que, durante a execução da primeira fase, foi identificada a relevância de abranger outros serviços da rede de atenção à criança e ao adolescente, que também foram contemplados na segunda fase deste processo”.

A proposta inicial do curso, comentou a gerente, era de identificar os problemas e aprimorar o trabalho nos serviços de acolhimento. Os resultados, porém, extrapolaram a expectativa. “Como consequência do levantamento e dos trabalhos que realizamos nesse curso, temos hoje a proposta da casa de passagem, uma equipe de diagnóstico e uma central de vagas para o acolhimento, que vai funcionar a partir de 2011; além de uma casa para acolhimento institucional, totalmente adaptada aos parâmetros de acessibilidade”, listou Valéria Oliveira.

Ela cita ainda outras consequências do trabalho da Secretaria. “Estamos com outra casa para ser reformada, os recursos já estão garantidos e agora estamos em processo de licitação. Houve ainda um aumento no repasse de recursos para as entidades parceiras, recebemos mais equipamentos e conseguimos ampliar a equipe de trabalho do acolhimento familiar”, comemorou.

Estamos implantando uma metodologia de apresentação dos serviços para novos funcionários. Agora, temos essa preocupação em mostrar toda a estrutura física, explicar a amplitude do trabalho, antes que o educador inicie de fato as atividades”, “Esperamos que os próprios trabalhadores possam multiplicar o aprendizado em seus locais de trabalho” avaliou Oliveira.

Na mesma ocasião, o prefeito Barbosa Neto vai assinar um termo de intenção para criação de um projeto de lei que atualiza, conforme os parâmetros nacionais hoje vigentes para o acolhimento institucional e familiar. “Estamos em fase de elaboração do projeto que  está tramitando no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). É um passo para a regulamentação dos serviços de acolhimento”, assinalou Valéria Oliveira.

A solenidade de formatura será realizada a partir das 8h30, no auditório da Sercomtel do Bairro Cervejaria, na rua Fernão de Magalhães, 383.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos