Evento on-line celebra aniversário de oito anos do Núcleo Maria da Penha
Secretaria de Políticas para Mulheres participará de workshop nesta quinta-feira (17); será debatido o papel do Núcleo na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher

Nesta quinta-feira (17), a partir das 9h, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) participa de um workshop virtual em comemoração ao aniversário de oito anos do Núcleo Maria da Penha (Numape). Promovido pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), desde 2013, o projeto de extensão presta atendimento jurídico e psicológico, gratuitamente, às mulheres de baixa renda em situação de violência que residem em Londrina. Quem desejar participar do encontro pode se inscrever, gratuitamente, por meio deste link. A transmissão será realizada por meio da plataforma Google Meet (clique aqui).
Durante o evento, a diretora de Atendimento Especializado à Mulher da SMPM, Lucimar Rodrigues da Silva, fará uma apresentação sobre os serviços especializados de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar. Além disso, será debatida a atuação do Numape, buscando construir valores sociais para o combate dos diversos tipos de violência, através da orientação jurídica e psicológica à mulher e seus familiares em estado de vulnerabilidade social. O encontro é aberto a todos os interessados, especialmente estudantes e profissionais das áreas de direito e psicologia.
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres em exercício, Rosangela Portella Teruel, destacou que o Núcleo Maria da Penha tem um importante papel na Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica, Familiar e Sexual contra as Mulheres de Londrina. “Por meio dos seus serviços, o Numape contribui para a garantia de uma das principais diretrizes da Política de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, que é o acesso à justiça”, disse.
De acordo com a diretora de Atendimento Especializado à Mulher da SMPM, Lucimar Rodrigues da Silva, o evento abordará a importância do trabalho em rede para o enfrentamento a todas as formas de violência contra as mulheres. “A mulher que se encontra em situação de violência doméstica necessita de uma rede de proteção que possa orientá-la e ajudá-la a romper o ciclo da violência. O Numape faz parte dessa rede de proteção, atuando em parceria com o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CAM)”, afirmou.
A professora-doutora de direito da família da UEL, e coordenadora do Numape, Claudete Carvalho Canezin, explicou que o atendimento da iniciativa é realizado sem interrupções, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, durante todo o ano. As mulheres vítimas de violência que necessitam de assistência jurídica podem agendar o atendimento, previamente, e se dirigir à sede do Núcleo, que fica na Rua Brasil, 742. O telefone para contato – que também atende pelo WhatsApp – é (43) 3344-0929.
“As ações do Numape vêm de encontro às necessidades das mulheres em situação de vulnerabilidade, principalmente aquelas mais carentes. Oferecemos um amparo importante para elas, com assistência jurídica gratuita e, se preciso, encaminhamento para outros serviços”, salientou.
As atividades terão prosseguimento na tarde de quinta-feira (17) e também na sexta-feira (18), a partir das 9h. Além de comemorar a atuação do Numape, o workshop objetiva celebrar os 15 anos do Núcleo de Estudos e Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude da UEL (Neddij). Essa iniciativa objetiva consolidar uma estratégia de atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, residentes em Londrina.
Garantia de direitos – Tanto o Numape quanto o Neddij visam promover a garantia de direitos de pessoas vítimas de violência e/ou em situação de risco.
O Numape presta atendimento jurídico e psicológico gratuito às mulheres de baixa renda que residem em Londrina e que gostariam de se desvincular de seus agressores. As ações incluem o apoio para a realização do divórcio ou reconhecimento e dissolução de união estável, bem como a regularização de visitas e guarda dos filhos, alimentos e partilha de bens, decorrentes da separação. O projeto propicia uma nova perspectiva de vida às mulheres atendidas, resgatando sua dignidade e devolvendo-lhes o controle sobre sua situação e integridade física e psicológica.
Por sua vez, o Neddij atua para o atendimento e defesa dos direitos da criança e do adolescente, que tenham seus direitos violados ou ameaçados, assim como aqueles a quem se atribua a prática de atos infracionais. O projeto consiste em uma parceria interdisciplinar entre as áreas do Direito e da Psicologia. De maneira integrada, ambas as áreas trabalham para atender, gratuitamente, casos em que a criança e o adolescente estejam passando por uma situação de risco, seja através de agressões físicas, abusos sexuais e psicológicos.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres em exercício, Rosangela Portella Teruel, pelo telefone (43) 3378-0113; ou com a professora-doutora de direito da família da UEL, e coordenadora do Numape, Claudete Carvalho Canezin, pelo (43) 99991-4641.