Cidadão

Secretaria da Mulher participa de ação voltada a mulheres em situação de rua

Nesta terça-feira (8), diversos cursos serão oferecidos em parceria com o projeto de extensão Mulheres Construindo Democracia, da UEL, em alusão ao Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) participa, nesta terça-feira (8), de uma atividade realizada junto a 20 mulheres em situação de rua atendidas pelo Centro POP (R. Dib Libos, 25). Promovida pelo projeto de extensão Mulheres Construindo Democracia, do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual de Londrina (UEL), a ação “Uma Segura a Mão da Outra” conta com parceria das secretarias municipais de Assistência Social (SMAS) e de Educação (SME).

Durante o evento, que será conduzido das 8h às 11h30, haverá atividades educativas, lúdicas e de autocuidado, incluindo oficina de cartazes, roda de conversa e cursos de maquiagem, manicure e fotografias, além de informações sobre os direitos das mulheres. As ações serão ministradas por servidoras municipais, assim como integrantes do projeto Mulheres Construindo Democracia e voluntárias.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, afirmou que o evento visa proporcionar um momento de acolhimento e troca de experiências que seja enriquecedor para todas as participantes. “O dia 8 de março é a data em que buscamos celebrar a vida das mulheres e destacar o valor de cada uma. Por isso, através dessa iniciativa, a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres se soma a vários parceiros para atingir diferentes grupos de mulheres. A atividade no Centro POP vai incluir servidoras de diversas secretarias, docentes e discentes do projeto Mulheres Construindo Democracia, bem como voluntárias e mulheres em situação de rua”, disse.

A professora do Departamento de Ciências Sociais da UEL e coordenadora do projeto Mulheres Construindo Democracia, Silvana Mariano, explicou que a ação “Uma Segura a Mão da Outra” tem origem em um trabalho continuado realizado junto a mulheres em situação de vulnerabilidade social. “Em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social e de Educação, realizamos ações que visam a construção de uma sociedade democrática, plural e igualitária, por meio da inclusão de todas as mulheres. Nosso objetivo, com a atividade desta terça-feira (8), é contemplar mulheres que frequentemente são invisibilizadas, para dar o recado de que o Dia Internacional da Mulher é uma data relativa a todas as mulheres, mesmo aquelas em situação de rua”, frisou.

Mulheres Construindo Cidadania – Iniciado em 2020, o projeto de extensão Mulheres Construindo Democracia veio como resposta a uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM). Atualmente, a iniciativa conta com 18 integrantes, entre docentes, discentes de graduação e pós-graduação e colaboradoras externas.

As atividades do projeto incluem a realização de rodas de conversa para mulheres atendidas pelo Centro POP, enfocando temas como empoderamento, autonomia e direitos das mulheres. Em parceria com o CEASA/PR, o Mulheres Construindo Democracia também promove oficinas para mulheres egressas do sistema prisional, que cumprem penas alternativas atuando no âmbito do projeto Comida Boa, do Governo do Estado do Paraná.

Além disso, as ações realizadas também abrangem cursos oferecidos a mulheres de diferentes segmentos sociais sobre tópicos como cidadania, participação nos processos eleitorais, atuação político-partidária e formação de conselheiras e conselheiros municipais. 

Outras atividades – Nesta segunda-feira (7), a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, ministrou uma palestra sobre relacionamentos abusivos para 120 jovens de ambos os sexos, de 15 a 21 anos, atendidos pela Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel).

A atividade, que faz parte da programação do Mês da Mulher, será realizada novamente na quarta-feira (9), para outro grupo de 120 alunas e alunos do Programa de Aprendizagem Profissional da Epesmel.

Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, essas ações também fazem alusão ao Dia Internacional da Mulher e têm caráter preventivo. “O objetivo da roda de conversa é orientar os adolescentes a reconhecer os sinais de um relacionamento abusivo e evitar a  naturalização das diferentes formas de violência contra as mulheres”, destacou.

Para mais informações sobre a programação de Londrina durante o Mês da Mulher, clique aqui.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Liange Doy Fernandes, pelo telefone (43) 3378-0113.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos