Crianças da rede municipal participam de sessão gratuita de cinema no Espaço Villa Rica
Estarão reunidos estudantes, mães, pais e professores no cinema do Villa Rica, tradicional espaço do Centro Histórico de Londrina

Proporcionar a alunos da rede municipal de ensino, juntamente com seus pais e professores, a experiência de assistir a um filme infantil exibido em uma sala de cinema histórica de Londrina, garantindo momentos especiais de lazer e diversão. Essa é a finalidade da ação que a Secretaria Municipal de Educação (SME) realiza, em parceria com o Espaço Villa Rica, na próxima segunda-feira (4), às 14h, levando crianças da Escola Municipal Nina Gardemann para uma sessão gratuita de cinema.
Tradicional cinema de rua do Centro Histórico da cidade, recentemente restaurado e reinaugurado à população, o Villa Rica estará de portas abertas para receber todos os 221 estudantes dessa unidade escolar – do 1º ao 5º ano -, pais e professores. O endereço é rua Piauí, 211, no centro comercial ao lado da Concha Acústica.

A expectativa é que 350 pessoas, aproximadamente, participem da sessão, cujo objetivo é apresentar para as novas gerações a magia do cinema em um importante espaço cultural que habita a memória afetiva dos londrinenses.
Algumas das crianças que irão à sessão nunca estiveram em uma sala de cinema, e, sendo assim, este também será um momento de aprendizado para os espectadores, tudo isso com direito a muita pipoca. A iniciativa integra o projeto “Pais Presentes, Filhos Surpreendentes”, desenvolvido pela Escola Municipal Nina Gardemann, localizada no Jardim Tókio, na região oeste. A finalidade deste projeto é fortalecer os laços entre a unidade escolar e as famílias, estimulando a participação da comunidade em diversas atividades escolares, contribuindo para a melhoria da aprendizagem dos alunos.
Outro fator especial da sessão de cinema no Villa Rica, além da participação dos alunos, é que essa experiência possibilitará às mães e aos pais reviverem memórias do tradicional cinema de Londrina.
Segundo a professora Eliane Candotti, profissional do Apoio Pedagógico de História da SME, a ação desenvolvida pela escola oportunizará o conhecimento sobre as transformações históricas que a cidade teve ao longo dos anos, sendo importante conteúdo curricular trabalhado nas turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. “Trata-se de uma experiência cultural de importante relevância para a formação de nossos alunos. A vivência pedagógica permitirá a exploração de noções de tempo, espaço e cultura”, disse.
Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, a participação dos alunos em atividades extraescolares enriquece e dá novas dimensões ao processo de aprendizagem dos conteúdos aplicados em sala de aula. “Incentivamos muito a participação dos alunos em aulas de campo, pois acreditamos que tais experiências marcam a vida da criança, são ações muito construtivas e benéficas para o desenvolvimento de todos”, frisou.