Cidadão

Semana de Conscientização do Autismo tem atividades em Londrina

Haverá uma sessão solene sobre o tema na Câmara amanhã, que inclui a entrega do cartão municipal de identificação para pessoas com o transtorno

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai participar das ações na Semana de Conscientização do Autismo, alusiva ao Dia Mundial lembrado em 2 de abril e instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. Somente no Brasil, estima-se que há mais de 2 milhões de pessoas com o transtorno, o que reforça a importância de conscientizar e informar a população sobre assunto.

Em Londrina, nesta terça-feira (2), às 14 horas, a Câmara de Vereadores vai promover uma Sessão Solene de Conscientização do Autismo. Na ocasião, a SMS vai fazer a entrega do Cartão Municipal de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), documento gratuito que visa garantir o atendimento prioritário em estabelecimentos públicos e privados aos autistas. Estão previstas as presenças do prefeito Marcelo Belinati e do secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

O cartão é resultado da Lei nº 12.541 de 2017, sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati e de autoria do vereador Jairo Tamura, que dispõe sobre o atendimento preferencial de pessoas com TEA em estabelecimentos comerciais de serviços e similares. O documento permite que a pessoa com o transtorno seja facilmente identificada e tem validade em todos os estabelecimentos para que seja viabilizado o atendimento prioritário , inclusive na rede de saúde pública e particular.

A iniciativa, implementada há cerca de um ano, já registrou a entrega de 250 cartões de identificação. Para solicitar o documento, é preciso acessar o formulário na página inicial do Portal da Prefeitura, por meio do link https://goo.gl/iMyTQy.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o cartão é essencial para garantir atendimento preferencial, pois dependendo do grau de autismo do indivíduo, a espera excessiva em uma fila pode desencadear uma crise. “A garantia de um atendimento prioritário aos autistas facilita o conforto do paciente e de seus parentes, na realização de tarefas do cotidiano”, frisou.

A Secretaria Municipal de Saúde também vai promover ações de conscientização por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), nos grupos instituídos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), bem como nas salas de espera dos Centros de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPS). Além de falar sobre o transtorno, os locais também vão exibir um vídeo sobre o tema, produzido pelo Ministério de Saúde.

Sobre o transtorno  – O Autismo ou Transtornos de Espectro Autista (TEA) prejudica a capacidade do indivíduo de se comunicar e interagir. Os sintomas incluem dificuldade para interagir socialmente; dificuldade na comunicação, como para começar e manter um diálogo; alterações comportamentais, incluindo manias próprias e interesse intenso em coisas específicas. O diagnóstico possível a partir dos sintomas de autismo é comum na infância, ocorrendo normalmente entre 2 e 3 anos de idade.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos