Londrina sedia o 13º Seminário Paranaense de Previdência
Cerca de 150 pessoas participam do encontro, que aborda temas como a reforma da previdência e gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social

Gestores, conselheiros e servidores que atuam nos regimes de previdência dos servidores públicos participam, nesta quinta (25) e sexta-feira (26), do 13º Seminário Paranaense de Previdência. Organizado pela Associação Paranaense das Entidades Previdenciárias (APEPREV) e pela Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML). A abertura do encontro reuniu, aproximadamente, 150 pessoas de 40 cidades paranaenses, no auditório do Hotel Sumatra, localizado na Rua Senador Souza Naves, 803.
Na solenidade de abertura, a Banda Interação, composta por servidores da Prefeitura de Londrina, fez apresentação de músicas brasileiras. Em seguida, compuseram a mesa de autoridades o prefeito em exercício, João Mendonça; o superintendente da CAAPSML, Marco Antônio Bacarin; o presidente da Apeprev, Aurenilson Cipriano; e, representando a Associação Nacional de Entidades de Previdência dos Estados e Municípios (ANEPREM), Márcio Oliveira Apolinário, entre outros membros da diretoria da Apeprev.
O prefeito em exercício citou que realizar o evento em Londrina foi uma decisão acertada da Apeprev. “Nossa cidade tem todas as condições para receber evento tão importante, desse e de outros portes. O prefeito Marcelo Belinati tem trabalhado arduamente para que Londrina siga avançando em várias frentes, como na transparência, apoio ao empreendedorismo, atenção em todos os setores. E esse esforço é para que a cidade tenha um salto de qualidade, com envolvimento da comunidade, em todas as áreas, inclusive na previdência dos seus servidores”, comentou.
Para Mendonça, a programação do Seminário Paranaense de Previdência trouxe temas importantes para discussão e apresentação, o que se comprova pelo interesse dos participantes, vindos de diversas cidades do estado. “Os assuntos dessas palestras contribuíram muito para os presentes, é uma ótima oportunidade para quem atua com os regimes próprios de previdência se inteirarem e atualizarem em relação aos tópicos mais pertinentes. Existe uma necessidade constante de se atualizar quanto ao tema da previdência social, e graças a esse evento isso será possível aqui, com palestrantes de alto nível”, destacou.
Bacarin citou que a CAAPSML integra a Apeprev, que promove os seminários anualmente com palestrantes de renome nacional. “Nesta edição, os temas incluem atualização sobre legislação, aplicações financeiras e administrativas, e as previdências privadas e alternativas. As palestras também vão abordar a reversão de padrões econômicos, assim como aspectos e alterações que a PEC da previdência vai trazer. O assunto em voga atualmente é a reforma da previdência, e quais serão as consequências caso não haja reformas”, detalhou.
Programação – Pela manhã, foram realizadas duas palestras. A primeira delas, com o tema “Os desafios na implantação do Pró Gestão”, foi conduzida pelo diretor de projetos da ABCPREV Gestão e Formação Previdenciária, Adriano Antônio Postal. Depois, o assessor previdenciário do Instituto de Previdência da Soledade (Paraíba), Milton Moreira Raimundo, abordou a importância dos conselhos na gestão do RPPS.
No período da tarde, representantes dos Bancos do Brasil, Itaú e Bradesco apresentam palestra sobre “Diversificando a Carteira de Investimentos e Gerenciando os Riscos”. Logo após, o diretor de Seguridade da OABPREV/MG, advogado Fernando Ferreira Calazans, encerra a agenda do dia com a palestra “Liderança e Ética na Gestão do RPPS”.
No último dia do evento, as palestras iniciam às 9 horas. O secretário de Previdência, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, Leonardo Rolim, irá apresentar os principais pontos da Reforma da Previdência. O auditor fiscal da Receita Federal, Otoni Gonçalves Guimarães, traz na sequência o tema “O aporte e a gestão de ativos como mecanismo de redução do déficit atuarial”.
À tarde, o advogado Sérgio Aziz Ferrareto Neme finaliza a agenda de palestras com “Aspectos legais e medidas preventivas na contribuição para o PIS/PASEP nas transferências municipais”. Para finalizar a programação do seminário, haverá apresentação da nova diretoria da Apeprev e qual cidade irá sediar o evento em 2020.
O 13º Seminário Paranaense de Previdência tem apoio da ANEPREM e Associação Brasileira de Instituições de Previdência Estaduais e Municipais (ABIPEM).