Ações em prol da amamentação são tema de reunião do CALMA
Encontro é aberto a todos os interessados, e será realizado nesta quarta-feira (6), no Centro Pastoral

Integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) promovem, nesta quarta-feira (8), reunião mensal para abordar, dentre outros assuntos, o planejamento das ações para o Agosto Dourado, campanha mundial realizada em prol da amamentação infantil. O encontro é aberto a todos os interessados, e será realizado às 14 horas, no Centro Pastoral, na Rua Dom Bosco, 145, no Jardim Dom Bosco.
A coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli, explicou que o encontro desta quarta-feira (8) dará seguimento às tratativas levantadas na última reunião. “Algumas tarefas foram repassadas às instituições que integram o Calma. E agora vamos aprimorar esse planejamento, para verificar como as atividades podem ser mais efetivas. Também queremos ver, dentre as propostas que levantamos na última reunião, quais serão possíveis de serem executadas. Nossa expectativa é, diante das informações obtidas, fechar o cronograma da campanha deste ano”, citou.
A agenda do encontro do CALMA para este mês também inclui a apresentação do programa Londrina Mais Saudável, que está sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde. O tema será exposto pela enfermeira coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vânia Cristina da Silva Alcântara.
Segundo Vânia, o programa Londrina Mais Saudável integra o trabalho que já é desenvolvido pela Prefeitura de Londrina por meio do Londrina Mais, com mutirões de serviços públicos executados nos bairros da cidade. “Nosso objetivo com esse programa é promover os hábitos saudáveis para a população, evitando doenças crônicas não transmissíveis. E isso envolve tratamento e prevenção, pois se eu evito a obesidade infantil ou trato ela enquanto o paciente ainda é criança, assim ele irá crescer como um adulto saudável”, explicou.
Vânia detalhou que o Londrina Mais Saudável possui quatro eixos a serem trabalhados, e que as linhas de atuação e atividades previstas já estão sendo repassadas às equipes da Saúde. “Um deles envolve o CALMA diretamente, que é o eixo sobre aleitamento materno. Isso abrange a campanha de incentivo, realizada com o Agosto Dourado, e todas as demais ações que promovem o aleitamento materno. E é onde o CALMA entra, com esse enfoque na amamentação dos bebês e estímulo ao aleitamento materno”, disse.
O Comitê é composto por 23 instituições de assistência, ensino e pesquisa na área da saúde, públicas, privadas e filantrópicas, sendo elas a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; Hospital Evangélico de Londrina, Hospital do Coraçãozinho, Mater Dei, Hospital Infantil e Hospital Universitário de Londrina, por meio do Banco de Leite e Clínica de Especialidades Infantis (Bebê Clínica) da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Integram também o comitê, a Unimed Londrina; Associação Médica; Pastoral da Criança; 17ª Regional de Saúde; Grupo de apoio à amamentação de Londrina; Departamento de Enfermagem da UEL; Universidade Pitágoras; UNIFIL; Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema (CISMEPAR); Deleite; Unimaterna; as secretarias municipais de Saúde de Ibiporã, Cambé e Rolândia; Hospital São Francisco de Cambé; profissionais liberais de saúde e o Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR).
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a coordenadora do CALMA, a enfermeira Lilian Poli, no 3372-9829.