Saúde desenvolve projeto de incentivo aos hábitos saudáveis para prevenção de doenças
O Londrina In Forma, que será lançado na próxima segunda-feira (20), irá promover ações multiprofissionais em prol da qualidade de vida


As doenças crônicas não transmissíveis são a principal causa de mortes em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde(OMS). E no Brasil, não é diferente. Condições clínicas como a hipertensão, obesidade, doenças cardíacas e o diabetes, que podem ser evitadas, foram responsáveis por 74% dos óbitos no país, em 2016. E com o objetivo de prevenir estas e outras doenças, a Secretaria Municipal de Saúde irá lançar, na próxima semana, o Londrina In Forma, um projeto voltado a estimular a prática de atividades físicas e alimentação saudável, entre outros cuidados com o corpo.
A solenidade de lançamento será na segunda-feira (20), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Conjunto Cafezal. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, o Londrina In Forma é uma extensão do Londrina Mais Saudável, programa com diversos eixos que pretende abranger diversos cuidados com a saúde, sejam eles preventivos ou de tratamento. “O Londrina In Forma é mais uma ação inédita, que integra o programa de governo do prefeito Marcelo Belinati, e que busca cumprir um dos papéis essenciais da Saúde, que é a promoção da vida saudável. Ele será coordenado pelas equipes multiprofissionais dos Núcleos Ampliados de Saúde da Família (NASF) nas UBSs e, nesta primeira fase, deve atender aproximadamente mil pessoas”, comentou.
Machado destacou que os participantes do Londrina In Forma vão receber orientações voltadas a melhorar sua qualidade de vida, envolvendo alimentação, ingestão de água, atividades físicas, saúde bucal e mental. “Essas pessoas vão receber orientações, e realizar ações com a supervisão dos profissionais do NASF na UBS mais próxima da sua residência. Temos a expectativa de, por meio dessa iniciativa, melhorar nossos indicadores e promover a saúde dos nossos cidadãos”, afirmou.
Atualmente, as dez equipes do NASF, compostas por educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos, atuam nas 42 UBSs da região urbana de Londrina. Os 83 profissionais dos Núcleos vão se somar aos dentistas, Agentes Comunitários de Saúde(ACSs) e outros profissionais para a realização das atividades.
Segundo a coordenadora do Programa Saúde da Família (PSF) – Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Vânia Cristina da Silva Alcântara, o Londrina In Forma começa com a avaliação individual e personalizada dos pacientes. Quem tiver interesse em participar, pode procurar, a partir da segunda-feira (18), a UBS mais próxima de sua residência e deixar seus dados pessoais e telefone para contato. “Nesta avaliação, os profissionais vão verificar qual a condição física e de saúde desse paciente, para desenvolver um plano de atividades de acordo com cada perfil. A previsão é que, em junho, comecem os encontros dos grupos, que serão compostos por 20 a 30 pessoas, no máximo”, explicou.
Os critérios para participar do Londrina In Forma são: idade acima de 15 anos, ter disponibilidade de horário para participar dos encontros, e estar apto para praticar atividades físicas.
No total, a fase de grupos terá dois meses de duração, com oito encontros semanais. “Durante esta etapa, os participantes vão receber orientações e metas para serem cumpridas no intervalo entre um encontro e outro, como a realização de exercícios, cuidados com a alimentação e postura, saúde bucal, ingestão de água na quantidade indicada, entre outras. Encerrada esta fase, os pacientes receberão novas metas, como uma forma de continuar com essa rotina saudável e para que eles não desanimem. Ainda serão realizadas avaliações, sendo a primeira um mês após o último encontro, como uma manutenção, e mais outras duas avaliações trimestrais”, informou Vânia.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pelo 3372-9434.