UBS Armindo Guazzi inicia encontros do projeto Londrina InForma
A iniciativa tem foco na promoção da saúde e é executada pela equipe do NASF

A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Armindo Guazzi inicia os encontros do projeto Londrina InForma nesta sexta-feira (19), a partir das 14 horas. Será na Igreja São Luiz Gonzaga, localizada ao lado da unidade, situada na Avenida São João, 4.321. O objetivo da iniciativa é estimular a população a praticar atividades físicas e manter uma alimentação saudável, com foco na promoção da saúde e prevenção de doenças.
Segundo a fisioterapeuta do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), Clariana Muniz, o grupo conta com 36 pessoas, que já participaram de avaliações e exames de saúde executados pela equipe do NASF. Ao todo, serão realizados oito encontros, com duração de 1h30. “Na sexta-feira estarão presentes profissionais de Nutrição, Educação Física e Odontologia, os quais darão diversas orientações para a comunidade”, contou.
Interessados em participar devem deixar o nome em uma lista de espera, na própria sede da UBS. Cada encontro do projeto tem um objetivo, incluindo orientações nutricionais, com metas semanais, e de saúde bucal; atividades físicas, dentro das limitações de cada pessoa, com o treino adaptado pelo fisioterapeuta; suporte emocional, por meio dos psicólogos; e palestras com farmacêuticos, que trabalharão os mitos e conceitos sobre dietas da moda e medicamentos para emagrecimento.
O Londrina InForma foi lançado em maio deste ano e a iniciativa será realizada nas 42 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana. A previsão é atingir cerca de 1 mil pessoas na primeira fase, que deve durar dois meses.
Como participar – Os interessados no projeto devem procurar a UBS mais próxima, para serem avaliados e verificarem se estão dentro dos critérios de inclusão: ter acima de 15 anos, condições físicas para participar dos exercícios e disponibilidade para participar dos oito encontros semanais.
O trabalho é conduzido pelas equipes multiprofissionais dos NASFs, compostas por educadores físicos, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos e psicólogos, além de dentistas, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e outros profissionais.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, no 3372-9434, ou na coordenação do NASF, no 3372-9826.