Prefeitura realiza Campanha de Promoção do Aleitamento Materno
Serão veiculados vídeos nas redes sociais da Prefeitura e Secretaria de Saúde, em decorrência da Semana Mundial de Amamentação e Agosto Dourado

A Prefeitura de Londrina irá executar uma Campanha de Promoção do Aleitamento Materno, em comemoração à Semana Mundial de Amamentação (SMAM), realizada de 1 a 7 de agosto em 120 países, e ao Agosto Dourado, Mês do Aleitamento Materno instituído pelo Congresso Nacional. A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Núcleo de Comunicação (N.com), fará uma campanha com vídeos que visam estimular o aleitamento materno.
Para isso, as instituições de saúde integrantes do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) e mulheres que amamentam ou amamentaram, e desejarem participar da campanha, devem produzir vídeos com duração de 30 a 60 segundos, com o uso de celular, em posição horizontal, e enviar para o e-mail calma.londrina@gmail.com, do dia 20 de julho até o dia 9 de agosto. Os vídeos serão publicados nos perfis do Facebook, Youtube e Instagram da Prefeitura de Londrina e da Secretaria Municipal de Saúde.
Os depoimentos em vídeo devem ser enviados em formato bruto (sem edição). Caso as entidades desejem que seus logos/símbolos apareçam nos vídeos, deverão posicionar as pessoas entrevistadas de forma que algum banner ou cartaz com as identificações da instituição apareçam no plano de fundo da imagem. Os depoimentos poderão contar um pouco da história das mães e de seus filhos, mostrando como tem sido a experiência da lactante, de seus familiares e de que forma o aleitamento vem beneficiando as crianças.
Os depoimentos das mães/lactantes e familiares deverão ser gravados por colaboradores das entidades. Se necessário, podem mostrar o ato da amamentação. Ao final de cada vídeo, a entrevistada deverá dizer seu nome, sobrenome e a seguinte frase, para resguardo legal da entidade: “Autorizo o uso deste vídeo para a divulgação do aleitamento materno pelo CALMA e Prefeitura de Londrina”.
As mães ou seus familiares também podem gravar vídeos próprios. Nesse caso, é preciso explicar às lactantes como o vídeo deve ser produzido e ressaltar os critérios necessários para que as imagens e som (audível e sem ruídos) apresentem qualidade técnica e informativa. Todos os vídeos deverão conter, ao final, a menção do nome e sobrenome do profissional de saúde ou lactante e a frase “Autorizo o uso deste vídeo para a divulgação do aleitamento materno pelo CALMA e Prefeitura de Londrina”. Dúvidas podem ser esclarecidas pelos telefones 3372-9825 /3372-9827, com a enfermeira e coordenadora do CALMA, Lilian Poli Castro.
SMAM – A Semana Mundial de Amamentação (SMAM), realizada de 1 a 7 de agosto, é considerada um veículo para promoção da amamentação. Em 2018, uma resolução da Assembleia Mundial da Saúde endossou a SMAM como uma importante estratégia de promoção do aleitamento materno. Neste ano, o slogan da campanha é “Capacite os pais e permita a amamentação, agora e no futuro!”, definido pela Aliança Mundial para Ação em Amamentação. Em Londrina, a abertura oficial da SMAM será realizada durante o Simpósio Agosto Dourado e Azul, que vai acontecer no anfiteatro do Hospital Universitário (HU), a partir das 8 horas, na Avenida Robert Koch, 60.
A coordenadora do CALMA explicou que o tema tem como objetivo enfatizar a importância do envolvimento de todos os familiares próximos e não apenas da mãe, para que seja possível o aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e de forma complementar até os dois anos de idade. “A amamentação exige uma atenção especial da equipe de saúde. Requer também informação imparcial com base em evidências e uma rede de apoio para criar um ambiente propício que permita às mães amamentar de forma segura e eficaz”, disse.
Segundo Lilian, embora a amamentação seja de domínio da mãe, sua prática tende a melhorar com o apoio próximo do companheiro, família, local de trabalho e comunidade. “Como a amamentação envolve a mãe e seus apoiadores mais próximos, é importante adotar uma abordagem inclusiva. A proteção social equânime de mães e pais que incluam medidas como licenças remuneradas e apoio no local de trabalho podem ajudar a criar um ambiente propício para o aleitamento materno no contexto dos setores de trabalho formal e informal”, enfatizou.
Agosto Dourado – Em 12 de abril de 2017, o Congresso Nacional sancionou a lei nº 13.435, instituindo “Agosto” como o mês do aleitamento materno. Em Londrina, no decorrer de todo o mês são intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como realização de palestras e eventos; divulgação nas diversas mídias; reuniões com a comunidade e/ou ações de divulgação em espaços públicos. Na Secretaria Municipal de Saúde de Londrina o Aleitamento Materno é um dos eixos prioritários do Projeto Londrina Mais Saudável, desenvolvido pela Diretoria de Atenção à Saúde.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a enfermeira e coordenadora do CALMA, Lilian Poli Castro, no 3372-9825/9827.