Cidade

Perfil Londrina apresenta novos dados em outubro

Atualização traz informações sobre habitação, estimativa populacional, produção agrícola e da pecuária, além de índices da saúde e educação

Os pesquisadores e interessados em obter os dados oficiais atualizados sobre a realidade do Município já podem acessar o site do Prefeitura de Londrina e obter a versão mais atual do Perfil Londrina 2019. Para isso, basta clicar aqui  ou entrar no www.londrina.pr.gov.br.

O intuito desse caderno digital é fornecer dados sobre a cidade, para que a população tenha um conhecimento mais aprofundado sobre diversos aspectos da cidade e, assim, consigam analisar o comportamento socioeconômico e ambiental de Londrina. O caderno também pode ser utilizado como fonte de pesquisa para acadêmicos e pelos próprios gestores públicos.

Desde o dia 1º deste mês, os servidores da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT) liberaram o acesso às mais novas informações sobre habitação, área de terreno e o número de unidades construídas por uso na zona urbana e rural. “Além disto, neste momento, damos destaque à divulgação por parte do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) da estimativa da população no último mês, sendo que ela indica um total de 569.733 habitantes em Londrina neste ano”, explicou o o gerente de Pesquisas e Informações, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Alexander Korgut.

Com o acréscimo das novas informações, o público pode ter acesso às tabelas de distribuição das unidades de habitação popular, assentamentos, áreas para serem regularizadas e de ocupações irregulares. Além disso, há dados sobre a estimativa populacional, da produção agrícola, efetivo da pecuária, de produção de origem animal, quantitativo de produtos e empresas de exportação e de importação.

Interessados em informações na área da saúde também podem consultar os índices de mortalidade geral em Londrina e no Paraná, assim como de mortalidade infantil e materna e de expectativa de vida ao nascer. Na área da educação foram acrescentadas as tabelas das taxas de analfabetismo funcional, de acordo com os grupos etários entre os anos de 1991 e 2000, da taxa de alfabetização de adultos, frequência escolar e, por fim, de renda per capita e do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) desde 1970 a 2010.

A expectativa dos técnicos municipais é que, até dezembro, 100% do material esteja completo. Isso porque, o documento será finalizado quando todas as fontes oficiais de consulta liberam seus dados, visto que eles têm como base o ano de 2018 e anteriores. Além destes dados, será publicado o Guia do Investidor de Londrina 2019, contendo as informações referentes ao ano de 2018.

Entre as fontes consultadas para a elaboração do Perfil Londrina estão as secretarias municipais e órgãos públicos e privados, como o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES), Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), Câmara Municipal de Londrina (CML), Companhia Paranaense de Energia Elétrica (COPEL), Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR), Departamento de Trânsito do Paraná (DETRAN-PR), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), Rumo Logística – companhia ferroviária e de logística brasileira, Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), entre outras.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o gerente de Pesquisas e Informações, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Alexander Korgut, pelo (43) 3372-4450.

Etiquetas
Mostrar mais

Ana Paula Hedler

Gestora de Comunicação, especialista em Comunicação com o Mercado e Mestre em Ciência Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos