Bibliotecas Públicas Municipais divulgam ações no Facebook
Página é atualizada diariamente com dicas de leitura para adultos e crianças, informações de utilidade pública e muito mais

Pensando em divulgar ainda mais as atividades realizadas pela rede de bibliotecas públicas municipais de Londrina, a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), por meio da Diretoria de Bibliotecas, lançou novidades na página do Facebook. Os interessados podem ver as publicações clicando aqui.
Nesta página, a população encontra informações sobre as atividades que estão sendo adaptadas para a realidade virtual devido à pandemia, dicas de leituras, resenhas de livros, sugestões de obras para download, sites que disponibilizam materiais educativos, brincadeiras para se fazer em casa com as crianças, poemas, poesias, gibis, livros e materiais que podem ser acessados digitalmente, cursos abertos ao público e consultas o acervo das Bibliotecas Municipais de forma online.
Além disso, diariamente, as pessoas têm acesso às informações de utilidade pública e, em junho, às resenhas produzidas em vídeo, pelos participantes do projeto Literatura na Biblioteca, que discute as obras literárias solicitadas pelo vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Segundo a diretora das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, Leda Maria Araújo, a página das Bibliotecas Públicas Municipais de Londrina, no Facebook, foi criada em 2017. A intenção era divulgar o convite e o cronograma das atividades desenvolvidas nas sete bibliotecas municipais.
Porém, com a chegada da pandemia do novo Coronavírus foi preciso repensar o atendimento ao público e a dispersão das informações e do conhecimento. Isso porque os espaços das bibliotecas permanecem fechados ao público, pois diariamente chegavam a atender até 500 pessoas e podem aglomerar leitores, o que ajuda na proliferação do vírus causador da Covid-19.
A solução encontrada pela Diretoria das Bibliotecas foi continuar os atendimentos via e-mail (biblioteca@londrina.pr.gov.br), telefone (3371-6500), pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e produzir os projetos com a ajuda de novas mídias e das redes sociais. “Estamos nos reinventando e levando o conteúdo para o mundo digital, dando dicas de leituras, sites para download de livros, poemas e poesias, gravando vídeos de contações de histórias e declamação de poesias, selecionando sites que podem ajudar os pais a ocuparem o tempo das crianças que estão em quarentena, divulgando os serviços e informações mais buscadas durante esse período, entre outras atividades. Nosso objetivo é continuar ofertando o acesso à leitura, à literatura e aos livros, através do canal de comunicação que temos, que é o Facebook”, explicou Araújo.
Com o uso de novas ferramentas está sendo possível dar continuidade aos projetos culturais gratuitos, como é o caso do “Literatura na Biblioteca”, “Terça da Poesia”, “Toda Quinta Tem História” e da Contação de Histórias. Tudo seguindo as normas da Lei dos Direitos Autorais n.º 9.610/1998. “A cultura é um direito de todos e temos que continuar ofertando o acesso a ela e nos reinventar. A cultura forma cidadão e transforma a sociedade”, acredita a diretora.