Cidadão

Servidoras públicas em atividade há mais de 25 anos contam as suas histórias

Realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Núcleo de Comunicação, resgate de memórias faz parte das comemorações do Mês do Servidor

Celebrado em todo o Brasil na data de 28 de outubro, o Dia do Servidor Público busca valorizar os profissionais que dedicam anos de suas vidas a servir à comunidade. Como forma de reconhecimento e agradecimento, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH) e do Núcleo de Comunicação (N. Com), está resgatando as memórias de alguns de seus funcionários mais antigos. Durante todo o mês de outubro, estes servidores estão sendo entrevistados e seus depoimentos são disponibilizados na intranet da Prefeitura, em uma área especial reservada para homenagens.

Dentre os cerca de 10 mil servidores ativos da Prefeitura de Londrina, 85 estão completando 30 anos de serviço e 497 trabalham há 25 anos na instituição. Nesta matéria, você vai conhecer as histórias de uma servidora que está no primeiro grupo e de duas funcionárias que fazem parte do segundo.

Avanços tecnológicos – Desde que ingressou na Prefeitura, em 1990, a gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Cinthia Camillo, participou de muitos projetos que contribuíram para a evolução tecnológica da administração. Cinthia conta que, quando uma das primeiras levas de computadores foi adquirida pela Prefeitura, em 1997, ela ajudou muitos colegas a se familiarizarem com a nova tecnologia. “Dei aulas e cursos de capacitação para muitos outros servidores. Alguns ainda me chamam de ‘professora’ até hoje”, lembra.

Foto: Vivian Honorato

Atuando na Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) há 23 anos, a servidora ajudou a desenvolver a primeira versão do website da Prefeitura de Londrina, que foi lançada em 1998. Ela explica que esta iniciativa foi pioneira no Brasil. “Na época, pouquíssimas prefeituras estavam online. Com o passar dos anos, nós trabalhamos muito no site e desenvolvemos novas versões dele. O portal foi ficando cada vez melhor e mais acessível, tanto para os servidores quanto para a comunidade externa”, diz.

Entre outras iniciativas, a gerente de Tecnologia da Informação também participou das implantações do Portal da Transparência de Londrina, da nova intranet do Município, da plataforma digital da Escola de Governo e das redes sociais da Prefeitura. Atualmente, está à frente do Sistema de Informação Geográfica de Londrina (SIGLON), um portal que disponibiliza diversos dados físicos, geográficos e socioeconômicos georreferenciados sobre o município. Cinthia revela que gosta de enfrentar desafios e que a participação nestes projetos é um estímulo para que continue se qualificando e atualizando seus conhecimentos. Ela diz que se sente realizada ao poder ajudar outras pessoas. “Sempre procurei dar o melhor de mim no meu trabalho. É gratificante poder contribuir, através da tecnologia, para melhorar o atendimento da Prefeitura aos cidadãos. Também acho muito importante valorizar os colegas, e sempre busquei reconhecer os esforços dos outros servidores e incentivá-los a desenvolver o seu potencial”, conclui.

Cuidado com as pessoas – Em seus 25 anos de atividade na Secretaria Municipal de Educação (SME), a merendeira Maria Teresa de Sousa Faria trabalhou em três escolas diferentes: o Centro de Atendimento Integrado à Criança (Caic) da região oeste (Jardim Santiago), e as escolas municipais Maria José Carneiro (Jardim Santa Rita) e Salim Aboriham (Conjunto Habitacional Luiz de Sá). Nesta última, Maria Teresa já atua há 16 anos.

De acordo com ela, o aspecto mais positivo de seu trabalho é a proximidade com outras pessoas, como as crianças, os pais de alunos e os professores. “Eu gosto muito de lidar com pessoas e cuidar delas. Como merendeira, procuro ensinar os alunos a se alimentarem de forma correta. Além disso, sempre busquei conversar com as crianças, ouvir os seus problemas e incentivá-las a progredir. Vários alunos de que cuidei no passado agora têm filhos que estudam na escola onde eu trabalho. Então, já é a segunda geração que eu estou ajudando a formar”, conta.

Como funcionária pública, Maria Teresa destaca a importância de servir à comunidade. “Eu tenho orgulho de ser servidora. Tenho consciência de que esse é um serviço fundamental para a sociedade e sempre me dediquei ao máximo ao que faço”, afirma.

Trabalho transformador – Para a diretora de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Educação, Narcimélia Scarinci, a atuação no serviço público é uma fonte de realização, assim como de aprendizado e crescimento pessoal e profissional.

Foto: Arquivo Pessoal

Professora da rede municipal desde 1995, Narcimélia atuou em escolas durante 19 anos. De acordo com ela, a passagem pela Escola Municipal Atanázio Leonel (Jardim São Jorge), onde trabalhou de 2001 a 2014, foi um período marcante em sua vida. “Quando comecei lá, o Jardim São Jorge era um bairro carente, sem asfalto e com várias famílias vivendo em condições precárias. Muitos alunos iam para as aulas descalços e só tinham o que comer na escola. Eram crianças guerreiras. Trabalhar lá era uma missão e eu me empenhei para fazer a diferença para aquela comunidade. Foi um período de muito aprendizado, onde formei laços de amizade e cresci como ser humano. Tudo o que vivenciei está guardado na minha memória e no meu coração”, revela.

A professora ressalta a evolução pela qual a educação municipal passou nos últimos 25 anos. Segundo ela, atualmente as crianças têm mais horas de atividades nas escolas, os professores possuem melhores condições de trabalho e a infraestrutura da Rede Municipal foi aperfeiçoada, com a instalação de novos equipamentos e a contratação de pessoal.

Como diretora de Gestão de Pessoas da SME, Narcimélia é responsável, entre outras atribuições, por ações como solicitar a criação de vagas e a abertura de concursos públicos para professores. Para ela, o seu trabalho tem um potencial transformador. “Contribuir para a formação ética, cultural e profissional das pessoas é uma responsabilidade muito grande e algo que me traz realização. Os professores, assim como os demais servidores públicos, têm uma importância inquestionável para o crescimento e desenvolvimento do município. Tudo o que fazemos é em prol dos cidadãos”, enfatiza.

Etiquetas
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos