Professores da rede municipal terão prática pedagógica a partir de terça-feira (1°)
Atividades serão realizadas até sexta-feira (4), de forma remota e com transmissão on-line; aulas iniciam no dia 7 de fevereiro de forma presencial

Os professores da rede municipal de ensino vão retomar as atividades nesta semana. De terça (1°) a sexta-feira (4), eles participarão das práticas pedagógicas, com encontros virtuais para abordar orientações, palestras formativas e planejamento escolar dos primeiros dias de aula. O ano letivo da rede municipal inicia na semana que vem, em 7 de fevereiro, com aulas presenciais para mais de 46 mil estudantes matriculados.
Devem participar da Prática Pedagógica aproximadamente 5.300 professores que atuam nas Escolas Municipais, Centros de Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e conveniados. O grupo de profissionais inclui ainda 289 professores recém-contratados, que foram convocados pelo Município e iniciarão suas atividades na rede.
A Diretora Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Mariangela Bianchini, detalhou que o primeiro dia da semana de prática pedagógica será conduzido pela equipe gestora de cada unidade escolar, com uma reunião administrativa. “Nesse primeiro encontro on-line, eles vão receber orientações gerais sobre o ano letivo, incluindo temas administrativos como o ponto eletrônico, organização das turmas nas escolas, plano de biossegurança, cuidados básicos, regulamento e regimento escolar. Orientamos também que haja um momento especial de acolhida, para marcar esse retorno ao trabalho com positividade, motivação e esperança”, citou.

Na quarta (2) e quinta-feira (3), os professores participarão de atividades formativas com a equipe pedagógica da SME e especialistas convidados. Haverá transmissão, pelo Youtube, para todos os professores da rede e também encontros por meio de salas virtuais, conforme o ano escolar em que atuam ou especificidade da função que exercem.
“Teremos uma live com a professora Carol Campos, que será transmitida pelo Youtube para falarmos sobre a recomposição da aprendizagem após um período conturbado e atípico. Em seguida, teremos salas no Meeting, para trabalhar com grupos menores, voltados a temas de forma mais específica, desde Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos, além de roda de conversa, vídeos, histórias. Todos os temas estão vinculados à prática escolar, abordando sequências didáticas e o trabalho na educação nesse momento da pandemia”, explicou Bianchini.
Dentre os palestrantes, estão confirmadas a professora do departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Rosana Pereira Lopes, e a fundadora do Vozes da Educação, Carolina Campos.
Por fim, o último dia de prática pedagógica, sexta-feira (4), fica destinado ao planejamento escolar, selecionando os temas, conteúdos e atividades que serão trabalhados com os alunos nos primeiros dias de aula. Este trabalho também será realizado on-line, em formato remoto, com apoio e suporte dos coordenadores pedagógicos de cada unidade. E, na segunda-feira seguinte, dia 7 de fevereiro, os alunos e professores retornam para as salas de aula, obedecendo o plano de biossegurança de cada unidade escolar.