Guaravera recebe “Um dedo de prosa nas escolas”
Projeto promove um encontro entre escritores e alunos para dialogar sobre literatura
O projeto de extensão do Festival Literário de Londrina (Londrix 2012), “Um dedo de prosa nas escolas”, será realizado amanhã (28), às 20h, com os alunos do Colégio Estadual do distrito de Guaravera, localizado na rua Pará, 248. Na ocasião os estudantes vão conhecer o escritor Marco Fabiani, que será levado através da Universidade Norte do Paraná (Unopar).
Fabiani é médico cardiologista e além de trabalhar em seu consultório e em vários hospitais da cidade, divide seu tempo com a literatura. O interesse por textos literários surgiu a partir da vivência com estudantes de diversas áreas, principalmente jornalistas.
O escritor lançou “Trilhas do fogo”, em dezembro de 2004 e o segundo volume, “Contos de Pau e Pedra, em 2005. Já em 2009, lançou “Histórias de um Norte Tão Velho”, além de ter textos publicados na revista Cult (n° 100) e receber menção honrosa no Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio, da Secretaria de Estado da Cultura do Paraná, com o conto “As três pontas do laço”.
De acordo com o coordenador do projeto, Mario Fragoso, o objetivo do trabalho é levar aos estudantes um intercâmbio entre alunos e escritores. “Dessa forma é possível despertar o interesse para a literatura. Não como uma obrigação, para estudar ao vestibular, por exemplo. Mas como um novo caminho, que abre horizontes e possibilidades de transformação”, explicou.
O trabalho promove nas escolas, um encontro entre escritores e alunos para dialogar sobre literatura, visando aproximar autores e leitores. Além disso, busca fortalecer o meio cultural de Londrina e região, formando um público mais participativo, desenvolvendo condições para que estudantes conheçam os processos que envolvem a literatura.
O projeto, que tem patrocínio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), segue até dezembro, com este e também outros projetos de extensão do Londrix 2012, como o “Assalto Literário”, “Encantamentos Poéticos” e Sarau: prosa, poesia e outras delícias”.