Município abre inscrições para capacitação em dengue voltada a profissionais de saúde
As inscrições são gratuitas e podem participar das palestras médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais desse segmento

Visando fortalecer a assistência em saúde focada na prevenção e combate à dengue, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a 17ª Regional de Saúde, abriu nesta quinta-feira (27) as inscrições para uma capacitação direcionada a profissionais da saúde que atendem pacientes com suspeita da doença. A atividade, intitulada “Capacitação em Dengue: prevenção, diagnóstico e manejo”, irá ocorrer no dia 26 de março, uma quarta-feira, às 19h, no Auditório da Unimed (avenida Ayrton Senna, 1.065).

Foram disponibilizadas 150 vagas e os interessados podem se inscrever, até o dia do evento, gratuitamente, pelo site da Escola de Governo de Londrina (EGL). Qualquer pessoa pode participar, desde que atue na área da saúde.
A capacitação será realizada por meio de programação composta por palestras ministradas por profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SESA), totalizando duas horas de atividades. O médico Enéas Cordeiro de Souza Filho, cedido pela SESA/PR, será um dos palestrantes, juntamente com outras duas profissionais que também compõem a equipe técnica da Divisão de Doenças Transmitidas por Vetores: a médica Raquel Monteiro de Moraes e a enfermeira Aparecida Martins da Silva.
O objetivo da iniciativa é proporcionar a atualização de profissionais da saúde em geral, especialmente aqueles que atuam em clínicas e consultórios particulares atendendo pessoas com suspeita de dengue, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros.
Com isso, a ideia é aprimorar a qualificação desses trabalhadores com relação ao manejo da dengue, possibilitando uma assistência mais completa a aos pacientes. Dessa forma, a rede de atendimento de saúde de Londrina busca unir mais forças no enfrentamento à dengue, principalmente nesse período mais quente e com chuvas, no qual o Aedes aegypti se prolifera com mais facilidade.
Segundo a coordenadora do programa Saúde do Adulto, da SMS, Juliana Marques, é de extrema importância realizar treinamentos voltados aos procedimentos envolvendo a dengue. “Em primeiro lugar, a dengue é uma doença que pode acarretar complicações graves e levar até mesmo à morte. Por esse motivo, é imprescindível que os profissionais de saúde estejam muito bem preparados para identificar sinais e sintomas, tratar e prevenir a doença de forma efetiva”, destacou.
Além disso, conforme Marques, a atualização sobre as melhores práticas e protocolos de manejo garante que os profissionais estejam cientes das últimas diretrizes e avanços na área.