Projeto promove inclusão sociocultural de pessoas em situação de rua
Centro POP recebe sarau, que reunirá teatro, música, circo, entre outras atrações

Nesta sexta-feira (22), a partir das 9 horas, terá início a 7ª edição do Projeto Brisa. A ação visa promover a inclusão sociocultural às pessoas que estão em situação de rua ou acolhimento institucional, bem como para a comunidade em geral, acesso às diversas linguagens artístico-culturais, por meio da realização de nove saraus. Nesta edição, o evento acontecerá em um barracão do Centro POP, na Avenida Celso Garcia Cid, 1.265, reunindo teatro, música, circo, entre outras atrações.

A iniciativa é realizada pela Fundação Cultura Artística de Londrina (Funcart), em parceria com o Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), e conta com patrocínio da Prefeitura de Londrina, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic).
O projeto está acontecendo desde agosto de 2018 e prevê mais três saraus, até maio deste ano, em locais públicos e centros de atendimento socioassistencial de Londrina. Todos os eventos são gratuitos e contam com atrações locais e objetivam valorizar a produção artística da cidade. Ao todo, a iniciativa reunirá 32 atrações culturais, com quatro em cada sarau.
Segundo o produtor do projeto, João Ribeiro, além de promover o acesso às diversas linguagens artístico-culturais, a iniciativa tem a característica de inclusão do público-alvo. Segundo ele, o projeto conta com 10 monitores e destes três estão ou já estiveram em situação de rua. “Também colocamos, na programação, artistas de rua, valorizando o trabalho deles”, disse.
Conquistas – De acordo com a socióloga do Centro Pop, Clarice Junges, esta será a primeira ação realizada no novo barracão do Centro, que busca ser um espaço de apoio para promoção de oficinas culturais, cursos de formação e atividades esportivas. Para ela, o Projeto Brisa representa um grande avanço, pois conseguiu envolver as política públicas da Assistência Social e Cultura. “O trabalho intersetorial é fundamental para que estas pessoas superem a condição de rua e a cultura é muito importante neste processo porque promove acesso à cidadania”, disse.

Clarice contou que o projeto tem sido recebido com muita alegria pelos participantes. “Nos encontros há uma vibração muito positiva e isso transforma vidas. As ações aumentam a autoestima deles e despertam vocações, pois muitos se sentem motivados para apresentar seus trabalhos artísticos durante o Brisa, como leitura de poemas e apresentação musical, já que o projeto abre oportunidade para isso”, afirmou.
Clarice destacou ainda que a mesma vibração que acomete o público atendido no Centro, permeia entre a equipe, que também se sente motivada para participar das atividades durante o sarau. Segundo ela, o projeto já tem tido resultados práticos, como os grupos de teatro e de palhaçaria que surgiram a partir do projeto. “Todos tem ganhado com esta ação, que proporciona muitos momentos alegres e positivos”, frisou.
Todos os dias, cerca de 80 pessoas passam pelo Centro POP. Além do projeto Brisa, o Centro oferece outros projetos culturais, como as aulas de violão, teatro e de escrita criativa, realizadas em parceria com o Sesc Cadeião, desde o passado. Também há ações realizadas pela Terapia Ocupacional do Centro, que desenvolve atividades na área, e as oficinas de Leitura e Escrita e Artes, realizadas em parceria com a Secretaria de Educação.
Os próximos saraus acontecerão no dia 26 de abril, na Casa do Bom Samaritano, às 9 horas, e no dia 24 de maio, na Concha Acústica, às 17 horas. Outros espaços também já receberam o projeto, como a Praça Tomi Nakagawa e o Centros de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS) II.
Confira a programação de sexta-feira (22)
9h – 9h30
Abertura | Dinâmica Teatral com Silvio Ribeiro
9h – 12h00
PAINEL DE GRAFITE
9h30 – 10h
Palhaçaria CLAC | Circo
10h – 10h30
Octopus Trio | Música Instrumental
10h30 – 11h
Grupo Brisas | Teatro
11h – 11h30
Henry’s Clown | Circo
12h
Encerramento
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o produtor do projeto, João Ribeiro, da Funcart (43) 3342-2362, e com a socióloga do Centro Pop, Clarice Junges, no 3378-0417.