Assistência Social escuta demandas da população em situação de rua
Iniciativa em parceria com o projeto Arte e Educação pretende receber as demandas dos usuários dos serviços de acolhimento e aprimorá-los

Para escutar e entender quais são as demandas da população que está em situação de rua, e com isso melhorar os serviços públicos prestados pela política de acolhimento adulto, a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a equipe do projeto Arte Educação estão realizando diversos encontros com os usuários de Londrina.
Nesta quinta-feira (11), às 9 horas, está prevista uma assembleia com os acolhidos pelo Centro de Assistência e Recuperação de Vidas Morada de Deus. Ainda na quinta-feira (11), a partir das 14 horas, os profissionais da assistência social estarão na Casa de Passagem República Moderada do Ministério de Missões e Adoração (MMA), na Rua Abelio Benatti, 4611, Jardim do Sol. Na sexta-feira (12), às 8 horas, a equipe irá até o Serviço de Obras Sociais de Londrina (S.O.S.) na Rua Jaguaribe, 350. Às 10 horas, ela seguirá para a Casa do Bom Samaritano, localizada na Rua José Fierli, 153, no Parque Bom Retiro.

O objetivo das assembleias é conversar com a população atendida pela política de assistência social de Londrina e, com as informações obtidas nestes espaços, planejar e executar melhorias na política municipal de assistência social, especialmente, para quem se encontra em situação de rua. Por isso, segundo a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, todas as demandas ouvidas nessas assembleias serão levadas para um comitê POP Rua, que se reunirá em março, com inúmeras secretarias. A intenção é ampliar, unificar e articular os encontros que já vinham sendo realizados pela rede. “As assembleias já ocorriam em todos os prestadores do serviço de acolhimento. Mas, desde o ano, estamos fazendo um planejamento, para que os encontros ocorram de forma unificada, lúdica e juntando a arte e a educação. Dessa vez, também participará conosco o coordenador Nacional do Movimento da Pessoa em Situação de Rua”, explicou Micali.
Nos encontros, os usuários do serviço podem apresentar seus pontos de vista e necessidades e, de cada instituição, dois beneficiários são convidados a integrar um grupo permanente de debates. Já as equipes técnicas e as instituições parceiras da Prefeitura podem trabalhar para aprimorar a política pública, conforme a necessidade dos atendidos e de suas realidades. Até o momento, já foi possível realizar quatro assembleias, mas a intenção é que toda rede de acolhimento -de longa permanência ou casas de passagem- recebam o projeto. A iniciativa é uma execução do projeto Arte e Educação, da Associação Londrinense de Circo, em parceria com a Prefeitura de Londrina.
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Micali, pelo o presidente da Associação Londrinense de Circo, Paulo Líbano, pelo 99161-0170.