Educação realiza projeto em prol da sustentabilidade
Crianças estão aprendendo na prática a cultivar um pomar e uma horta

Pensando em ensinar as crianças desde cedo a cuidarem do meio ambiente , mostrando a elas que é possível aplicar ideias ecologicamente corretas e economicamente viáveis, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nissia Rocha Cabral está desenvolvendo o projeto Sustentabilidade Saúda a Saúde: essência para a vida. O CMEI fica na Rua Ananias Fonseca da Silva, 110, no Conjunto Habitacional Cafezal I.
Desde o início deste ano, a professora do CMEI, Márcia Rejaine Piotto, que é especialista em saúde pública, vem desenhando várias ações para realizar junto com as crianças. Uma delas já está sendo colocada em prática com os alunos de 2 a 3 anos de idade. É o plantio e cultivo de uma horta e de um pomar na sede do CMEI. O pomar e a horta começaram a ser construídos na semana passada e contaram com a ajuda de estagiários do curso de Agronomia da Unopar.

Juntos, os acadêmicos conversaram com as crianças sobre as plantas e os vegetais, ensinaram um pouco sobre cada um dos cultivos que seriam plantados e abordaram os cuidados necessários para que as plantas crescessem. Depois, construíram os espaços, adubaram a terra e semearam alface, rúcula, beterraba e tomate, além de plantarem seis mudas de árvores frutíferas, entre elas um pé de acerola e um de jabuticaba.
No decorrer do ano, semanalmente os estudantes vão até o CMEI acompanhar o crescimento das plantas e ajudar na manutenção. Segundo a professora idealizadora do projeto, essa é uma forma de ensinar na prática aquilo que as crianças tinham dúvidas. Isso porque, antes de desenvolver o projeto, foi aplicada uma pesquisa com os alunos onde eles colocaram o que sabiam a respeito das plantas e dos animais, o que gostariam de aprender e como eles poderiam descobrir esses novos conhecimentos.
Assim, a aprendizagem vem na prática, oportunidade onde as crianças aprendem mais sobre a importância da água na irrigação, do sol para a fotossíntese e a respiração celular, o efeito do adubo, os cuidados com a terra e a importância do controle de pragas, além de saberem mais sobre os animais que vivem nesse habitat. “As crianças sabem que existe o sol, a água, os animais, que as flores são coloridas, mas querem aprender como tudo isso cresce e dá na natureza. Com a ajuda do aluno de agronomia da Unopar, Rubens Marlon da Costa e dos outros estagiários, conseguimos unir o conhecimento técnico deles, de forma lúdica, para que as crianças aprendessem mais sobre o assunto”, explicou a professora.
A expectativa é que nos próximos dois a três meses, os alimentos cultivados no CMEI possam ser consumidos. Por isso, quando eles estiverem aptos para serem consumidos, os estudantes do curso de Gastronomia da Unopar serão convidados para ministrar uma aula sobre como aproveitar esses alimentos, por meio da elaboração de sanduíches e saladas naturais.
Outras ações – O objetivo do projeto Sustentabilidade Saúda a Saúde é contribuir com o desenvolvimento sustentável, buscando a qualidade de vida para todos, sem agredir o meio ambiente. Para isso, outras diversas atividades serão realizadas no decorrer do ano e em conjunto com a Escola Municipal Maria Irene Vicentini Theodoro, na região leste da cidade.
Nas proximidades da escola municipal, por exemplo, a intenção é construir uma horta comunitária no fundo de vale do entorno das nascentes do Córrego Carambeí e na Bacia do Rio Tibagi. Além disso, a ação “Descobrindo a natureza” pretende recolher materiais recicláveis nas proximidades da unidade escolar, realizar uma análise das águas, da poluição e das árvores situadas naquela localidade.
Outra iniciativa é a parceria com a ONG E-Letro que visa recolher o lixo eletrônico para dar a ele um descarte correto, minimizando os efeitos altamente tóxicos de seus resíduos. Em forma de uma gincana com os alunos do ensino fundamental, a escola espera arrecadar televisores, aparelhos de DVD, rádios, cabos, teclados e computadores quebrados, entre outros objetos sem utilidade.
Para imprensa: outras informações com a diretora do CMEI, Daniela de Paula Marinho, pelo 3375-0208.