Cidadão

Alunos de projeto de Judô da Prefeitura são premiados

Desde sua criação, em 2015, iniciativa já atendeu mais de 1.000 jovens gratuitamente, em diversos polos de atuação

Os alunos do Projeto Judô, Caminho Suave, executado pela Prefeitura de Londrina, conquistaram as primeiras colocações na Copa Unipax Londrina de Judô, realizada no dia 6 de julho. Michael Marques Pereira Ramalho e Enzo Camilo conquistaram o primeiro lugar; Guilherme Moreira e Felipe Vieira o segundo; e Pedro Tomita e Pedro Costa ficaram em terceiro. Enzo Camilo também conquistou a terceira colocação no Campeonato Paranaense Sub-13 e Sub-15, realizados nos dias 28 e 29 de junho, em Londrina.

Foto: Gustavo Tacaki

O projeto Judô, Caminho Suave é uma realização da Secretaria Municipal de Saúde, executado pelos profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF 7). Desde a sua criação, em 2015, foram atendidos, gratuitamente, mais de 1.000 jovens, nos polos de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Parigot de Souza, Vivi Xavier, Chefe Newton e Vista Bela.

O público-alvo do projeto são crianças em vulnerabilidade social, que apresentam transtornos como o do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), obesidade, baixo desempenho escolar e que integram outros grupos de risco. Os participantes são acompanhados por profissionais de Educação Física, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Odontologia.

O educador físico do NASF 7 e professor de judô do projeto, Wellington Berbel, contou que, nos mais de três anos de atuação, diversos reflexos positivos foram relatados pelos jovens e seus familiares, tanto no comportamento como no desempenho escolar das crianças e adolescentes. “Nosso objetivo é contribuir com o fortalecimento do físico, da mente e do espírito dos participantes”, enfatizou.

Foto: Gustavo Tacaki

Histórico – Em 2015, o projeto iniciou no conjunto Vista Bela, depois abriu mais um polo na instituição Usina do Conhecimento, onde até hoje atende crianças de 7 a 11 anos, às quartas-feiras, das 14 às 16 horas. Na Escola Jovita Kaiser é executado às quintas-feiras, das 14h30 às 16h30. No Vista Bela, a iniciativa continua ocorrendo, de forma voluntária, pelo educador físico Wellington Berbel, na igreja católica do bairro. Lá são atendidas pessoas de 7 anos a adultos, às quartas-feiras, das 19 às 21 horas. O projeto também pretende aumentar mais um polo de atuação, em agosto, no Conjunto Milton Gavetti, para atender jovens de 12 a 14 anos.

A iniciativa também conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e apoio dos pais dos jovens, empresas e sociedade civil, que colaboram fazendo a doação de quimonos e tatames para implantação do projeto, entre elas a academia de judô Okano. Também tem apoio do Governo do Paraná, que cede o espaço da Usina do Conhecimento para o desenvolvimento das atividades.

Crianças e adolescentes dos bairros de abrangência atendidos pelos projetos que têm interesse em participar das aulas, podem entrar em contato com o professor Berbel, no celular 99637-4934. Instituições e a população que queiram fazer doações para o projeto, podem entrar em contato pelo mesmo telefone.

Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com o educador físico do NASF e professor de judô do projeto, Wellington Berbel, no 99637-4934.

Etiquetas
Mostrar mais

Dayane Albuquerque

Gestora de Comunicação - Jornalista da Prefeitura Municipal de Londrina, especialista em Comunicação Organizacional

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Compartilhamentos