Unidades do CRAS somam quase 60 mil atendimentos na pandemia
Município conta com dez Centros, localizados nos territórios de moradia das famílias
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Um balanço da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) aponta que os dez Centros de Referência de Assistência Social realizaram quase 60 mil atendimentos durante a pandemia. Com os impactos da crise instalada pela COVID-19, indivíduos e famílias vivenciam situações de desproteção social, requerendo diversas intervenções das políticas públicas, em especial, a assistência social, considerada essencial.
A secretária municipal da pasta, Jacqueline Marçal, explicou a pandemia gerou um tempo de incertezas e temores, o que requereu prontidão no atendimento e acompanhamento social das famílias, identificando o impacto na vida das pessoas, no coletivo e no social, que puderam resultar em fragilidades. “Por isso é necessário identificar alternativas de fortalecimento de vínculos e da capacidade protetiva das famílias”, afirmou.
OS CRAS estão inseridos na SMAS, responsável pela oferta de proteção social, tendo centralidade à atenção à família por meio de seguranças sociais, organizado pelo Sistema Único de Assistência Social (SUAS). No nível de proteção social básica, um dos serviços desenvolvidos é o Serviço de Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF), operacionalizado de forma descentralizada nas unidades de CRAS, que estão localizadas nos territórios de moradia das famílias.
Atualmente, o município conta com dez unidades de CRAS. Eles têm equipes de referência compostas principalmente por profissionais de serviço social e psicologia. Estas atuam no desenvolvimento do trabalho social, garantindo a segurança da acolhida de demandas e necessidades, por meio da leitura da realidade territorial; a segurança da sobrevivência com a gestão de benefícios socioassistenciais e a segurança do convívio com o fortalecimento de laços familiares e comunitários. O serviço articula-se com toda a rede socioassistencial e demais políticas públicas para a atenção e o acesso aos direitos de proteção social.
Conheça o CRAS de referência de cada região:
CRAS Rural
Telefones: 3378-0588 e 3378-0427
Rua Francisco Merigue, 89 – Jd. Bourbon
E-mail: cras.rural@londrina.pr.gov.br
CRAS Centro A
Telefones: 3378-0393 e 3378-0419
Rua Ermelindo Leão, 270 – Jd. Pq. Das Águias
E-mail: cras.centroa@londrina.pr.gov.br
CRAS Centro B
Telefones: 3378-0438 e 3378-0428
Rua Maria Jose Carneiro, 55 – Jd. San Izidro
E -mail: cras.centrob@londrina.pr.gov.br
CRAS Leste
Telefones: 3378-0390 e 3378-0412
Rua do Tamarino, 136 – Jd. Marabá
E-mail: cras.leste@londrina.pr.gov.br
CRAS Oeste A
Telefones: 3378-0392 e 3378-0430
Rua Severino Peba Rolim, n.º 373
Jd. Maracanã
E-mail: cras.oestea@londrina.pr.gov.br
CRAS Oeste B
Telefones: 3378-0598 e 3378-0436
Rua Angelo Gaiotto S/N – Jd Santa Rita I
E-mail: cras.oesteb@londrina.pr.gov.br
CRAS Norte A
Telefones: 3378-0388 e 3378-0437
R. Julieta Leite de Carvalho,65 esquina com Av. Saul Elkind Conj. José Giordano
E-mail: cras.nortea@londrina.pr.gov.br
CRAS Norte B
Telefones: 3378-0389 e 3378-0429
Rua Lino Sachetin, 524 – Conj. Luiz de Sá
E -mail cras.norteb@londrina.pr.gov.br
CRAS Sul A
Telefones: 3378-0391 e 3378-0564
Av. Guilherme de Almeida, 2260 – Jd. Itapõa
E-mail: cras.sula@londrina.pr.gov.br
CRAS Sul B
Telefones: 3378-0561 e 3378-0585
Rua Lírios dos Vales, nº 59 – Pq. Das Indústrias E-mail: cras.sulb@londrina.pr.gov.br
Para a imprensa: outras informações podem ser obtidas com a secretária municipal de Assistência Social, Jacqueline Marçal Micali, pelo 3378-0370.